Quando muitos dos entendedores de futebol acreditavam que a decisão da Liga dos Campeões da Uefa de 2012 seria disputada por Barcelona e Real Madrid, ambos os espanhóis foram eliminados por Chelsea e Bayern de Munique, respectivamente. Mas a ausência da dupla – com seus protagonistas, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo – não afetou a audiência obtida por emissoras de televisão brasileiras.
No último sábado, a partir das 16h, ingleses e alemães se enfrentaram na Allianz Arena, na Alemanha. O jogo se prolongou até os pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e nas prorrogações, e o Chelsea bateu o Bayern por 4 a 3. Em todo esse perído, a Globo registrou média de 15 pontos no Ibope, e a Bandeirantes, quatro pontos. Juntos, os canais tiveram 38% de toda a audiência do horário.
O desempenho foi o melhor da temporada 2011/2012, iniciada em agosto do ano passado. A Band, que transmitiu todo o torneio, teve como melhor resultado sete pontos, na vitória do Barcelona por 3 a 2 sobre o Milan, em novembro. A Globo, com cinco transmissões apenas na fase final, teve como segunda melhor audiência os 14 pontos obtidos em março com empate por 0 a 0 entre Barcelona e Milan.
Mas, em comparação com a temporada anterior, cujo campeão foi o Barcelona, o Ibope praticamente não se alterou. Com a decisão entre Manchester United e Barcelona, transmitida também na tarde de um sábado de maio, a Globo havia atingido 15 pontos, e a Band, seis. Em termos de share, as emissoras obtiveram soma de 41%, pouco a mais do que a partida mais recente, de todas as televisões ligadas.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.