O velocista Usain Bolt assinou contrato com a Konami para ser o embaixador do PES (Pro Evolution Soccer) 2018. O contrato estabelece que o jamaicano irá se tornar jogador de futebol no game, que o recriou através de um sistema de scaner facial.
No jogo, Bolt terá como principais qualidades o que já demonstrou nas pistas de atletismo: sua velocidade e arrancada.
Nem todos os gamers poderão desbloquear o atleta jamaicano para atuar por suas equipes. Ele estará disponível apenas àqueles que reservarem o PES 2018 através de uma promoção especial disponível até o dia 14 de setembro.
O atleta, dono de oito medalhas de ouro olímpicas, apesar de torcedor fanático do Manchester United, só estará disponível no modo myClub, no qual os jogadores constroem uma equipe do zero.
Não é a primeira vez que a popularidade de Bolt é utilizada para conectar mais fãs a um game. Em 2013, o corredor virou personagem do Temple Run 2, popular jogo de corrida infinita.
Com o acordo com a Konami, Usain Bolt amplia ainda mais sua lista de patrocinadores, que conta como apoiador principal a Puma. Outros contratos do velocista são com a Gatorade (isotônico), Digicell (GPS), Regupol (material para pistas de atletismo), Hublot (relojoaria), Gibson (fabricante de instrumentos musicais), Enertor (palmilhas), Optus (telecomunicação), Virgin Media (telefonia e operadora de TV) e Celcom (smartphone).
Segundo a revista Forbes, prestes a encerrar a carreira aos 29 anos, Bolt fatura US$ 23,1 milhões por temporada.