Após a Nike e a Tag Heuer anunciarem que devem romper com Maria Sharapova, mais um patrocinador anunciou a suspensão da parceria com a tenista russa. A marca alemã Porsche, que estava com a tenista desde 2013, também terá o acordo rompido graças ao anúncio de doping, realizado na última segunda-feira.
Dessa maneira, Sharapova já perdeu, no mínimo, metade do que ganhava com patrocinadores. A russa faturava cerca de US$ 20 milhões ao ano com contratos comerciais. Somente a Nike arcava com cerca de US$ 8 milhões, um dos maiores contratos da marca americana com um atleta em todo o mundo.
Nos próximos dias, o prejuízo da russa deverá ser completo. Evian, Avon, American Express e Head devem tomar o mesmo caminho. E a ausência de parceiros irá se somar à premiação que Sharapova não receberá por não participar dos próximos torneios da WTA.
Ainda assim, a tenista terá conforto para tentar se recuperar no mundo do tênis. Segundo a revista Forbes, Sharapova já acumulou US$ 200 milhões em patrocínio ao longo dos 10 anos de carreira. Segundo a WTA, são mais US$ 36 milhões em premiações.
Na segunda-feira, Maria Sharapova promoveu uma coletiva de imprensa para declarar que foi pega no exame antidoping durante o Aberto da Austrália. A tenista usou meldonium durante o torneio, uma substância que passou a ser proibida apenas no início deste ano. A russa alegou que usava o remédio há dez anos.
Os patrocinadores da tenista se pronunciaram rapidamente, mas ainda não se sabe qual será a punição para a tenista de 28 anos. Antes da coletiva de imprensa, especulava-se que ela iria anunciar a aposentadoria.