Um dos principais benefícios de ser um patrocinador de um evento é poder dar uma experiência diferente aos seus consumidores em situações em que ele não conseguiria ter por conta própria. No caso do esporte, estar no estádio de forma exclusiva é um ponto essencial. Certamente, a Sony não ignorará isso para parceiros e clientes. Ainda assim, sua principal preocupação na Copa do Mundo será com os torcedores que estarão em casa.
A cada ano, os incruentos tecnológicos ficam mais evidentes no modo de se assistir a um evento esportivo. Como patrocinadora da Copa do Mundo, a Sony pode exibir as novidades na vanguarda de seus concorrentes. Em 2010, por exemplo, o 3D estava em voga. Neste ano, as luzes estarão direcionadas ao ultra HD.
Luciano Bottura, gerente de comunicação e marketing da Sony, explicou à Máquina do Esporte a ideia que a empresa tem para a Copa do Mundo. “Temos um objetivo que é muito claro: levar a melhor experiência para assistir aos jogos. Tornar esse momento um momento para compartilhar da forma mais agradável, mais prazerosa”, afirmou.
Uma das ativações mais inusitadas para passar essa experiência diretamente é a série de churrascos feitos em condomínios. Na Copa das Confederações, a empresa fez a transmissão de jogos do Brasil em locais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com comida e festa, um público ‘A’ pôde acompanhar as partidas por meio dos melhores equipamentos da Sony. Para outra faixa social, algo semelhante foi feito no complexo da Rocinha. Para o Mundial, o plano é de ampliação da estratégia.
Com produtos, a empresa tem investido em sistemas que aumentam as sensações provenientes de um estádio de futebol. “Sabemos que não serão todos que poderão assistir no estádio, então a estratégia é passar a melhor experiência pela televisão e pelo home theater, com a função torcida, que aumenta o som das arquibancadas e diminui o som da narração”, explicou Bottura.
Após a Copa do Mundo, a Sony permanecerá fechada com o futebol, mas ainda não sabe se contará com o torneio. O contrato com a Fifa termina neste ano e ainda não foi acertada a renovação. Se por acaso isso não acontecer, a aposta da empresa passa para a Liga dos Campeões da Europa, mesmo no Brasil. Novamente, a forma de assistir às partidas ficará em evidência.