Ao fechar com o São Paulo, em setembro do ano passado, a Semp Toshiba oficializava sua volta ao futebol dois anos após encerrar sua parceria com o Santos.
Na última segunda, na inauguração de uma loja conceito da marca no estádio do Morumbi, o diretor de marketing da Semp Toshiba, Eduardo Toni, conversou com a Máquina do Esporte a respeito da chegada da empresa ao Tricolor.
“É a união entre dois gigantes. A marca Semp Toshiba é muito forte e reconhecida no mercado. Agora, a marca STi não tem o mesmo reconhecimento. Com o São Paulo, nós teremos uma grande exposição para nossa marca, o que nos abre diversas e constantes possibilidades de visibilidade, relacionamento e ativação, como poucos clubes podem”, afirmou Toni.
Em um passado não tão distante, o clube paulista foi patrocinado por “adversários” da STi no mercado, entre elas Gradiente, Motorola e LG. Questionado sobre como isso afeta o relacionamento com o torcedor são-paulino, Toni afirmou ser irrelevante:
“O que buscamos no São Paulo é exposição. A nossa associação com os consumidores não será afetada pelos antigos patrocinadores. Essas marcas já saíram do São Paulo há certo tempo e agora temos o espaço aberto para criar uma nova conexão com o público”.
Outro caso envolvendo a concorrência foi visto no último domingo, no clássico entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, onde o time santista atuou com um patrocínio pontual da Philco, concorrente da STi. “Para nós isso é saudável. Se nossa parceria com o São Paulo motivar outras companhias a também investir no futebol do nosso país, isso será uma alegria para nós”, disse Toni.
Toni aproveitou ainda para “cutucar” o rival alvinegro: “Nós mesmos, apesar de já não patrocinarmos o Santos, ainda temos uma grande conexão com o público santista. No clássico de domingo, o time entrou com uma marca concorrente na camisa, mas a torcida ainda usava muitas camisas antigas com a marca da STi estampada. Se você pesquisar, o primeiro gol do Neymar como profissional foi com o logo da STi no uniforme do Santos. Então ainda é algo recente e que não se quebrou por estarmos atualmente com o São Paulo”.
“Atualmente, a Semp Toshiba é a única marca do setor que está patrocinando diretamente um clube de futebol. A nossa concorrência está fora do mercado. Caso outras empresas comecem a entrar nos clubes, isso será benéfico para todo o setor, incluindo clubes e empresas”, completou.
Apesar da STi ser a única empresa de eletrônicos a patrocinar um grande clube brasileiro, outras marcas do setor têm marcado presença no futebol. A Sony, por exemplo, é um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo do Brasil em 2014. No passado, a Samsung patrocinou Corinthians e Palmeiras. Nos dois clubes, porém, foi tirada para a entrada de novos patrocinadores antes do fim do acordo. Desde então, a marca não investiu mais em clubes de futebol.