O brasileiro tem um gosto especial pela socialização na hora de praticar o esporte, mas mais no meio digital do que pessoalmente. A conclusão pode ser tirada de um estudo de usuários da rede social Strava, que fez um levantamento com dados de atletas do Brasil e do resto do mundo.
No país, a rede conta com 4,5 milhões de usuários, que serviram de base para medir o comportamento na prática esportiva. E o brasileiro tem um modo particular de lidar com a rede: ele é mais engajado que a média mundial.
No geral, os brasileiros têm 2,3 vezes mais seguidores que seus colegas de outros países. Isso também gera três vezes mais “curtidas” em publicações nas redes.
Foto: Divulgação
“Temos uma ferramenta que tem tudo a ver com o povo brasileiro, que gosta de ver e ser visto. O engajamento local mostra o quanto isso é relevante por aqui”, comentou, em nota, o diretor do Strava no Brasil, Guilherme Guimarães.
Por outro lado, o brasileiro se reúne menos pessoalmente. Segundo o levantamento da empresa, a média de usuários por grupos formados nas redes é de 7,4, abaixo da média global. No Reino Unido, por exemplo, o número chega a 13,6.
E reunir-se pessoalmente, segundo a empresa, vira um incentivo para os usuários. Em grupos, a duração média da atividade física subiu 10,2% em qualquer modalidade. A distância média sobe ainda mais: 21,4%.
Atualmente, o Strava reúne 36 milhões de atletas em 195 países. Segundo o relatório apresentado, chamado de “Ano no Esporte”, foram 624 milhões de registros de atividades físicas. No Brasil, a rede social apresentou crescimento de 94,6% no número de corridas e 70,3% nas atividades com bicicleta.