Poucos dias após o anúncio da Sky de que extinguirá um patrocínio histórico no ciclismo, o mundo do esporte das bicicletas recebeu uma boa notícia. A gigante espanhola de telecomunicações Telefónica divulgou a renovação de contrato com a equipe Movistar Team e garantiu apoio até 2021. Os valores não foram revelados.
A notícia foi dada em um comunicado da empresa espanhola. Entre outras coisas, a multinacional defende que, em oito anos de patrocínio até agora, apoiou projetos para o surgimento de ciclistas latino-americanos de alto rendimento (o principal é o colombiano Nairo Quintana) e ainda ajudou na criação de um verdadeiro esquadrão de mulheres no esporte.
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“A continuidade da equipe masculina e da recém-criada equipe feminina está garantida até 2021”, revelou o comunicado.
“O apoio da Telefónica foi fundamental para alcançar grandes resultados, especialmente considerando que ela chegou em um dos momentos mais difíceis para o nosso esporte”, afirmou Eusebio Unzué, CEO do Movistar Team.
Vale ressaltar que, atualmente, a empresa de telecomunicações é responsável por cobrir cerca de 70% do orçamento da equipe, que chega a € 17 milhões por ano. A recém-criada equipe feminina já possui um orçamento anual de € 750 mil.
Dentro das pistas, a equipe tem alcançado bons resultados. Desde 2011, o Movistar Team conquistou dois Grand Tours (Nairo Quintana, no Giro d’Italia em 2014, e também na La Vuelta em 2016), além de uma série de vitórias e dois Campeonatos Mundiais (Rui Costa em 2013 e Alejandro Valverde em 2018).
“Os triunfos individuais são o resultado da ambição e do trabalho conjunto de toda a equipe, valores com os quais a Telefónica é e sempre será identificada”, resumiu Rafael Fernández de Alarcón, diretor de patrocínios da multinacional espanhola.
Apesar de manter o apoio ao ciclismo, a Telefónica também vem revendo sua participação no mercado esportivo. No final de agosto, a empresa desistiu de patrocinar os dois maiores clubes de futebol espanhóis (Real Madrid e Barcelona) e também a seleção espanhola. Desde então, no futebol, o foco tem sido alcançar o torcedor por meio dos torneios dos quais a empresa possui os direitos televisivos, como a Liga dos Campeões e a LaLiga.