O anúncio de que a Telhanorte patrocinaria Guarani e Ponte Preta pegou o mercado de surpresa. Realizando boas campanhas na Série B do Campeonato Brasileiro, os dois times de Campinas (SP) tornaram-se os primeiros a obter patrocínio da empresa de materiais para construção. A escolha dos times do interior paulista foi feita após um estudo que envolveu mais de dez clubes e que foi preparado para a Telhanorte pela Golden Goal Sports Ventures, agência de gestão esportiva. ?A (agência de publicidade) DM9DDB nos procurou para fazer um estudo sobre a possibilidade de patrocínio para a Telhanorte. Nós fizemos um levantamento com mais de dez clubes e, dentro de uma análise bem detalhada, chegamos a alguns que se encaixavam ao perfil que a empresa queria adotar na estratégia do patrocínio?, afirmou à Máquina do Esporte Daniel Malachias, da área de consultoria da Golden Goal. Segundo o executivo, o estudo levou em conta diversos aspectos, que foram além da simples exposição em mídia que os dois clubes podem gerar. ?O patrocínio tem de ir além da exposição. Ele tem relacionamento, CRM, hospitalidade… Nós analisamos toda essa diversidade de ações que podem ter e colocamos tudo isso dentro do estudo?, disse Malachias. Uma demonstração dessa busca por algo além da exposição é o plano de ativação da Telhanorte. A rede de lojas de material para construção planeja ações no interior de suas unidades, como a venda de ingressos para os jogos dos times de Campinas. E pode usar o patrocínio como ponto de partida para outras parcerias comerciais. “O patrocínio é só para a frente das camisas para abrir espaço para empresas de tintas. Eles estão querendo fazer ativações com empresas parceiras. Se elas quiserem entrar nas camisas dos times, podem auxiliar nisso”, disse Márcio Della Volpe, diretor de marketing da Ponte. Outro aspecto que pesou para a escolha de Guarani e Ponte foi a estruturação do departamento de marketing dos dois clubes. ?Isso é fundamental para a realização de boas ações de ativação do patrocínio?, concluiu Malachias. Além da Golden Goal, a DM9DDB, agência de publicidade que tem a conta da Telhanorte, tem trabalhado na definição de uma estratégia de comunicação do patrocínio da empresa a Guarani e Ponte. Os planos, porém, não foram revelados pelas agências.