Na semana marcada pela apresentação dos novos uniformes de algumas das equipes da Major League Soccer (MLS), o Philadelphia Union mostrou um desenho inédito em sua história, mas antigo em sua região.
Para sua nova terceira camisa, a Adidas, fornecedora de todas as franquias da MLS, se inspirou no extinto Bethlehem Steel FC, pioneiro do futebol na cidade de Filadélfia. O time foi criado em 1911 e venceu em sua época cinco vezes a US Open Cup, incluindo quatro das seis primeiras edições do mais antigo torneio da modalidade nos Estados Unidos (1915, 1916, 1918, 1919 e depois 1926).
A equipe acabou extinta em 1930 e a cidade só voltou a ter um time na elite nacional com a entrada do Union na MLS, em 2010.
Homenageando o histórico time, a franquia da MLS decidiu usar uma terceira camisa preta com detalhes em branco, assim como o uniforme do Bethlehem Steel. A letra “B”, emblema do antigo clube, assim como sua data de fundação e extinção figuram na parte inferior direita da camisa. O uniforme completo traz ainda calções brancos e meias vermelhas.
“Nossa visão deste conceito era reviver a história e reconhecer o passado. Tendo o Philadelphia Union como expoente do futebol da região no século XXI, é nosso dever e responsabilidade lembrar, honrar e prestar tributo àqueles que vieram antes de nós e criaram as bases para o crecimento deste esporte nos arredores”, disse Nick Sakiewicz, sócio-diretor da franquia.
Como parte da ação, a panificadora mexicana Bimbo, patrocinadora máster do clube, também utilizou no uniforme um logo retro em vermelho, remetente à época dos anos 1930.