O Tottenham – integrante da Premier League, primeira divisão da Inglaterra – planeja deixar o slogan “Glória, glória” em breve para conseguir novos patrocinadores. O clube pretende se reposicionar no mercado com o mote “Gosto, estilo e aventura”.
Os dirigentes esperam que a mudança, que poderá ser percebida em todos os materiais produzidos pelo departamento de marketing da equipe, diferencie o time dos rivais. O intuito é que o público reconheça o time de futebol mesmo sem ver a logomarca dele.
De acordo com Charlie Wijeranta, diretor comercial do Tottenham, a participação na Premier League acelera a venda de propriedades tangíveis, como áreas para publicidade e hospitalidade, mas não de intangíveis, como imagem e valores do clube.
“A chave foi procurar todo mundo na organização para saber como era nossa marca, para então estabelecer quem somos e como nos comportamos”, explicou o dirigente. “Só então você consegue fazer com que pessoas associem time a esses valores”.
A ambição do Tottenham é finalizar a temporada entre os quatro primeiros colocados, de modo que lucre na temporada seguinte com a classificação para a Liga dos Campeões da Uefa.
A exposição de mídia de ambas as competições renderam receitas de 146,4 milhões de libras na temporada 2009/2010, 12ª maior renda do mundo e sexta maior da Inglaterra naquela temporada, segundo a Deloitte, auditoria e consultoria global.
A princípio, as primeiras ações para emplacar o conceito de “Gosto, estilo e aventura” serão feitas na internet. Haverá relançamento do site oficial da equipe, com conteúdo mais interativo e diversificado, e atividade em redes sociais, com foco em torcedores que residem fora do Reino Unido, sobretudo no continente asiático.