Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, Ronaldo voltou a jogar no Brasil neste ano. Assinou com o Corinthians em dezembro de 2008, recuperou-se de uma lesão no joelho e foi um dos artífices dos títulos da equipe alvinegra na atual temporada (Copa Kia do Brasil e Paulista, no qual ele foi eleito o principal destaque). No torneio nacional, o desempenho do camisa 9 ainda funcionou como grande impulso comercial. E o futebol feminino espera ver um fenômeno semelhante. A Copa do Brasil de 2009, que será disputada nos últimos meses do ano, terá a presença de Marta. Eleita a melhor do mundo pela Fifa em três temporadas consecutivas, a brasileira aproveitará o recesso da liga norte-americana de futebol ? ela defende o Los Angeles Sol ? e jogará pelo Santos. A presença dela é apontada pela Traffic, empresa de marketing esportivo que vende as cotas de publicidade da Copa do Brasil feminina, como um marco para a competição. ?Guardadas as devidas proporções, a Marta será para o torneio o que o Ronaldo foi no masculino?, projetou Eduardo Barrieu, diretor de marketing e comercial da agência. Nos próximos dias, a Copa do Brasil feminina deve fechar um acordo para a exibição de seus jogos nos canais Sportv. Assim como o torneio disputado por homens, o certame envolve equipes do país inteiro. A diferença é que, no início, a disputa é regionalizada. Durante o contrato com o Santos, Marta ainda vai jogar a primeira edição da Copa Libertadores de futebol feminino. A equipe da brasileira vai sediar a competição continental, que terá transmissão do Grupo Bandeirantes (Band e Bandsports). ?A Libertadores começará antes, e isso ajudará a criar uma audiência para o futebol feminino. Tenho a certeza de que haverá um crescimento significativo nos próximos anos?, opinou Barrieu.