A Copa do Nordeste está garantida, mesmo com o fim do canal Esporte Interativo na televisão paga. A emissora, que agora pertence à Turner, foi uma das idealizadoras do torneio. Havia, portanto, a dúvida sobre a manutenção da disputa, mas será a própria empresa que bancará a permanência do campeonato, com o pagamento acordado com os clubes.
Nesta terça-feira (18), a Copa do Nordeste de 2019 foi apresentada oficialmente no SBT, que mais uma vez fará a transmissão do torneio em rede aberta. Os clubes e a própria Turner participaram do encontro. Pelo contrato assinado com o Esporte Interativo, os times tinham garantido o torneio até 2022. Este acordo será mantido com o aporte do grupo, independentemente do acordo com outro canal.
Foto: Gabriel Cardoso / SBT
Para 2019, o SBT se adiantou. A emissora afirmou que conseguiu bons índices de audiência na última temporada, com números que colocaram a emissora no segundo lugar, no mínimo, em Salvador, Fortaleza e Recife. Ao todo, foram 330 milhões de espectadores na região nordestina, com a soma do público dos 30 jogos transmitidos pela emissora paulista na rede aberta.
Segundo o diretor comercial do SBT, Marcelo Parada, o torneio também teve importância na aproximação da emissora com o mercado publicitário. “A transmissão da Copa do Nordeste é um fator de extrema importância que agrega à nossa programação, pois o futebol não é um produto comum em nossa grade. Com isso, conseguimos atrair anunciantes variados”, comentou o executivo.
Com a garantia mínima de pagamento pelo torneio, os clubes podem agora esperar crescimento nos valores recebidos, já que a Copa do Nordeste também poderá ser negociada para uma emissora de televisão aberta. Neste ano, por exemplo, o montante ficou 17% maior do que a quantia distribuída aos clubes em 2018.
O novo acordo com o SBT é de apenas um ano. Apesar de a Copa do Nordeste estar garantida pela Turner até 2022, não há certeza de transmissão para o torneio a partir de 2020. Há a possibilidade de o Esporte Interativo ficar com a propriedade de transmissão pela internet com a ferramenta de streaming da emissora.
O SBT, no entanto, tem celebrado os bons resultados no mercado. Para o próximo ano, serão seis cotas de publicidade para a Copa do Nordeste, o que representa duas marcas a mais em relação a este ano. Em 2018, a emissora fechou com Schin, Net/Claro, 51 e O Boticário para a exibição do torneio.