Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Universidade canadense cria curso para estudar fenômeno Cristiano Ronaldo

Professor universitário da Colúmbia Britânica pretende mostrar como se 'constrói uma lenda do futebol'

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 14/01/2015, às 16h06

Imagem Universidade canadense cria curso para estudar fenômeno Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo em publicidade de roupa íntima

A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, irá ministrar um curso sobre Cristiano Ronaldo. Isso mesmo. O português, que na segunda-feira conquistou seu terceiro troféu Bola de Ouro da Fifa, será assunto de uma disciplina curricular da Escola Irving K. Barber, vinculada à universidade.

A iniciativa pretende mostrar como se “constrói uma lenda no futebol” e o que o jogador “representa para a diáspora portuguesa”, conta Luís Aguiar, doutor em sociologia e responsável pelo curso. Calcula-se que a comunidade do país no Canadá seja de 375 mil pessoas, seja de portugueses de nascimento ou por descendência.

“Escolhi Cristiano Ronaldo porque sou português, e tenho orgulho dele. Ele possui uma visibilidade pública enorme, mas ainda é um personagem pouco estudado sociologicamente”, definiu o professor, que nasceu em São Miguel (Açores), mas mora no Canadá há mais de 40 anos.

Embora o craque seja conhecido no mundo sobretudo pelo que faz dentro de campo, a ênfase do curso não é nas qualidades do português como jogador, e sim “nas qualidades sociais e no humanismo de Cristiano Ronaldo”, conforme define o pesquisador.

O professor, que dá aulas no campus Okanagan, explica que usará literatura, vídeos e fotografias como material didático. O curso, que acaba de começar, tem duração de dez semanas e termina em abril. Nele, o professor também faz uma análise do contexto social onde Cristiano Ronaldo nasceu, na ilha da Madeira. Trinta estudantes se inscreveram na disciplina.