Com o objetivo de ampliar o período de exposição na imprensa, e consequentemente a visibilidade das marcas que o patrocinam, o Vasco pretende oferecer a partir de maio próximo conteúdo gratuito para veículos. A prioridade, a princípio, será de emissoras de televisão, principalmente entre aquelas que estão fora do Rio de Janeiro e não tem condições de acompanhar a rotina do clube com frequência.
Os canais apenas precisarão se cadastrar em um sistema para obter imagens, sempre em alta resolução e já editadas para facilitar o trabalho, de treinos, coletivas de imprensa e amistosos. Apenas as partidas oficiais não farão parte do pacote, pois essas fazem parte dos direitos de transmissão que são vendidos a determinadas emissoras.
“Grande parte dos veículos tem dificuldades em limitação de profissionais, pessoas para mandar para os quatro grandes clubes do Rio. Sempre temos uma ou duas emissoras somente nos treinos e coletivas, então vamos gerar conteúdo previamente editado, com imagem limpa, sem crédito, para aumentar a exposição do Vasco e dos patrocinadores”, explica Marcos Blanco, diretor de marketing vascaíno.
Ao oferecer conteúdo gratuito para emissoras de televisão, o time cruzmaltino também se habilita a penetrar em novos mercados. Eventualmente, se empresas de comunicação estrangeiras estiverem dispostas a transmitir programas voltados ao futebol brasileiro, o Vasco facilita esse processo. “São iniciativas que podem nos ajudar a ir ao Japão, à China, a difundir nosso conteúdo”, completa Blanco.
Os cariocas já vêm apostando há algum tempo em melhorar a relação com a mídia em geral, como parte de estratégia para aumentar o tempo dedicado ao Vasco na imprensa. Recentemente, a sala usada por jornalistas em São Januário foi reformada e modernizada, por meio de aporte da Ambev, para facilitar o trabalho da mídia no local.