Grande nome dos Jogos Olímpicos nesta segunda semana de evento, o jamaicano Usain Bolt, recordista mundial nas provas dos 100 e 200m rasos é também o protagonista de toda a campanha publicitária da Visa nas áreas próximas ao Parque Olímpico e nos principais centros de compra espalhados por Londres.
O uso de Bolt como o principal garoto-propaganda da marca, que além do patrocínio das Olimpíadas apoia outros 61 atletas, está ligado diretamente ao novo posicionamento que a Visa pretende ter dentro do mercado de cartões de crédito.
“Você vai mais rápido com Visa” é a assinatura da campanha com Usain Bolt. E, de acordo com o vice-presidente executivo da companhia, Collin Grannel, a escolha do protagonista da campanha não poderia ser diferente.
“Nós temos uma ligação direta com velocidade. Temos de ter a maior velocidade em meios de pagamento, inclusive pelo telefone celular. Bolt é o homem mais rápido do mundo. E por isso mesmo eu cruzei os dedos na final dos 100m rasos para que ele mais uma vez mostrasse isso”, afirmou o executivo durante evento promovido pela agência Havas em Londres na última quarta-feira.
De acordo com Grannel, a campanha da Visa relacionada aos Jogos é a maior da história já feita pela empresa. O investimento em ativação do patrocínio, por exemplo, foi seis vezes maior do que a feita pela Visa na Copa do Mundo de 2010, que foi a primeira em que a marca patrocinou o evento.
Só para se ter uma ideia, a Visa levou ao todo 20 mil clientes de todo o mundo para assistir ao evento em Londres. Para isso, a empresa fechou três hotéis que receberam os convidados, além de deslocar equipes para serviços de hospitalidade.
“Londres representa a maior ativação que já fizemos em toda a Europa, o maior programa de relacionamento com os clientes no mundo e, também, mostra a inovação nos métodos de pagamento por cartões de crédito”, resumiu Grannel.
Segundo o executivo, até 2020, metade dos pagamentos feitos em cartões de crédito serão por meio dos telefones celulares. Durante os Jogos, a empresa tem adotado em diversos pontos dentro da Inglaterra o sistema de pagamento via telefone móvel, com o evento impulsionando a divulgação do método de pagamento.
* O repórter viaja a convite da Adidas