Diversos meios da imprensa brit”nica noticiaram nesta sexta-feira que a Football Association, ou simplesmente FA, está perto de fechar um acordo pelos naming rights do estádio Wembley com a empresa de telecomunicações EE (antiga Everything Everywhere).
O novo acordo funcionaria de maneira diferente ao que ocorre em outros estádios ingleses, como o Emirates Stadium, do Arsenal, e o Etihad Stadium, do Manchester City; já que o nome Wembley deve ser mantido. A nova denominação seria parecida à da Copa da Inglaterra, a FA Cup, que após fechar com a Budweiser passou a se chamar “FA Cup sponsored by Budweiser”.
Desta forma, o novo nome do estádio seria algo como “Wembley Stadium in association with EE”. A mudança traria aos cofres da FA cerca de oito milhões de libras anuais, que colaborariam com o plano da organização de recuperar até 2015 o grande investimento feito na renovação do recinto.
O novo Wembley, reconstruído em 2007 no mesmo local do antigo estádio, inaugurado em 1923, custou aos cofres ingleses mais de 750 milhões de libras e levou cinco anos para ser concluído. Os empréstimos utilizados para financiar a construção do novo Wembley ainda custam à federação cerca de 43 milhões de libras ao ano.
Com capacidade para 90 mil espectadores, o estádio é o segundo maior da Europa, atrás apenas do Camp Nou, e receberá em maio deste ano sua segunda final de Uefa Champions League nos últimos três anos. Além disso, o estádio sediou partidas de futebol nos Jogos de Londres-2012 e recebe também diversos espetáculos de entretenimento.