Patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, a empresa de energia solar Yingli vai fornecer painéis fotovoltaicos para o Maracanã. O acordo envolve a cessão de 1.500 painéis para o estádio que receberá a decisão do torneio.
“Fornecer energia para o estádio mais conhecido do Brasil é uma oportunidade única para nós. Trata-se de um mercado emergente, com enorme potencial para a Yingli”, disse Liangsheng Miao, CEO da companhia chinesa.
O fornecimento de energia ao Maracanã será feito pela Yingli em parceria com a Light ESCO, com a EDF Consultoria e com o Estado do Rio de Janeiro. O valor envolvido no negócio não foi divulgado.
“Nós esperamos que esse projeto seja um catalizador de outras iniciativas de estádios para o uso de energia solar no Brasil, ajudando o uso de fontes renováveis no país”, disse Federico Addiechi, diretor de responsabilidade social corporativa da Fifa.
O projeto de reforma do Maracanã tem orçamento na casa de US$ 595,2 milhões. A previsão é que o estádio seja concluído em fevereiro de 2013.