Um incremento na quantidade de produtos licenciados é uma das principais apostas do Corinthians em seu projeto de marketing para 2010, ano em que o clube vai comemorar seu centenário de fundação. Prova disso é que a primeira ação voltada à data festiva foi o lançamento de um novo produto. Nesta quinta-feira, em parceria com a Editora Globo, a equipe alvinegra mostrou à imprensa o livro ?Todo-poderoso Timão?, escrito pelo cartunista Ziraldo. A obra conta a história do Corinthians em quadrinhos, com abordagem voltada ao público infantil. Essa aposta foi baseada em pesquisas que mostram que 90% das crianças entre quatro e 12 anos possuem um time de preferência. ?Existem três vertentes importantes nesse produto. Primeiro, conta uma história para a molecada. Nós curtimos o passado do clube, e achamos importante que as crianças tenham isso na ponta da língua. Além disso, tem o Ziraldo. Desde que eu assumi, sempre procurei vincular o clube a grandes marcas. Nós levamos a sério aquela história de ?dize-me com quem andas…?. Eu andei em crônicas policiais e agora quero marcas com grande responsabilidade. O Ziraldo representa isso. Por fim, é uma parceria com a Globo. Eles sempre foram grandes apoiadores do clube, não só expondo nossas marcas de uma forma até humilhante para os demais, mas até na parte financeira?, disse Luis Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Corinthians. O acordo entre Corinthians e Ziraldo ainda foi estendido para um segundo produto, também lançado nesta quinta. O cartunista desenhou o Mosquetinho, referência ao mosqueteiro, mascote da equipe alvinegra. A linha do personagem começou com dois tamanhos de bonecos, também voltados às crianças. ?Os brasileiros começaram a ver que um terço da renda dos clubes europeus, que cobram uma média de cem euros por ingresso, vem do merchandising. Mesmo com um valor tão alto nas bilheterias, eles têm mais receitas com produtos. O Barcelona tem mais de 500 itens licenciados. Isso é um trabalho importante, ainda mais porque é para as crianças?, afirmou Ziraldo. O Mosquetinho é o protagonista da maioria das histórias do livro de Ziraldo ? a exceção é o texto que abre o livro, focado nos cinco operários que fundaram o Corinthians. A obra será vendida em livrarias, bancas de jornais e lojas de esportes, com preço médio de R$ 25. ?Essa parceria é uma grande união de marcas. Nós trabalhamos com um conceito de qualidade, e para isso é preciso unir esforços. A violência vem afastando o público do futebol, mas nós acreditamos que ainda é possível resgatar o fanatismo e o amor pelo esporte?, ponderou Lúcia Machado, diretora da unidade de produtos infantis da Editora Globo.