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Às vésperas de Paris 2024, Havaianas ativa patrocínio ao Comitê Paralímpico Brasileiro com sandália inclusiva

Novo modelo, para pessoas com ou sem deficiência, fará parte do portfólio permanente da marca e terá 7% das vendas revertidas para o CPB

Sandália foi desenvolvida em uma cocriação entre a Havaianas e o CPB - Divulgação / Havaianas

A Havaianas anunciou, nesta segunda-feira (19), o lançamento de uma sandália inclusiva feita em cocriação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com a iniciativa, a marca ativa o patrocínio à entidade, iniciado em Tóquio 2020, às vésperas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que serão disputados entre 28 de agosto e 8 de setembro.

De acordo com a Havaianas, o calçado foi projetado para atender ao maior número possível de pessoas, com ou sem deficiência, e passará a integrar o portfólio permanente da marca no mercado brasileiro. Além disso, 7% das vendas do produto serão revertidas para o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O produto já está disponível para compra no e-commerce e nas lojas próprias da Havaianas. Oficialmente, estreará na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos, competição que marcará o recorde de uma delegação brasileira na história da competição, com 279 atletas.

“A Havaianas é o uniforme oficial de todos os brasileiros. Para nós, ver esse projeto inovador sendo lançado e visto em um palco de alcance mundial como as Paralimpíadas, é um orgulho e uma emoção enorme. Estamos muito felizes e entusiasmados por ter um produto que, além de atender mais pessoas, vai contribuir com o desenvolvimento de atuais e futuros talentos do esporte paralímpico”, destacou Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de marketing global da Havaianas.

“Parcerias como essa que firmamos com a Havaianas, que vão além do momento dos Jogos Paralímpicos, são de extrema importância para apoiarmos a trajetória dos atletas paralímpicos de forma contínua, oferecendo mais qualidade e infraestrutura para que possam se preparar e evoluir para os momentos de competição. Além disso, esta parceria com a Havaianas fortalece a nossa marca de licenciamento e escudo de identificação oficial Brasil Paralímpico”, afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Desenvolvimento do produto

O processo de desenvolvimento da sandália mais inclusiva ocorreu em colaboração com os esportistas, que participaram de diversas rodas de conversa e workshops com o time de pesquisa e desenvolvimento da Havaianas. A marca reuniu, durante todo o período de criação e testes dos protótipos, atletas com diferentes tipos de deficiência motora, como cadeirantes e paraplégicos, e atletas com próteses ou pouca mobilidade nas mãos. Isso garantiu que o produto atendesse a uma gama mais ampla de necessidades. 

O produto final tem solado de borracha injetada, uma variante ainda mais macia da borracha tradicional da marca, uma ponteira emborrachada para auxiliar quem tem baixa precisão de movimentos, tecidos macios e respiráveis que reduzem o atrito e a chance de machucados, e ainda ajuste traseiro para deixar o chinelo mais firme nos pés ou nas próteses. De acordo com a marca, essas escolhas garantirão uma melhor experiência de uso, especialmente para pessoas com baixa ou nenhuma sensibilidade nos pés.