A Ajinomoto do Brasil, dona de marcas como Sazón, Mid, Vono e Aminovital, é a nova patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para Paris 2024. A empresa terá o status de parceira oficial do COB até dezembro de 2024, quando se encerra o ciclo dos próximos Jogos Olímpicos. A assinatura do contrato aconteceu em julho.
O patrocínio da Ajinomoto é o primeiro anunciado pelo COB após o evento que celebrou o marco de um ano para os Jogos de Paris 2024, realizado na semana passada, em São Paulo (SP). À ocasião, o comitê divulgou que anunciaria um novo patrocinador em agosto.
“A Ajinomoto do Brasil esteve junto com o COB no ciclo olímpico de Tóquio, e agora renovamos a parceria para Paris com o objetivo de contribuir não apenas com a conquista de resultados nos Jogos Olímpicos, mas principalmente para a evolução do esporte nacional”, afirmou Shigeo Nakamura, presidente da Ajinomoto do Brasil.
Ativações
A parceria entre a Ajinomoto do Brasil e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda contemplará ativações da empresa em eventos como Jogos da Juventude, Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Voltar a ter a Ajinomoto como parceira também no ciclo olímpico de Paris 2024 reflete a confiança do mercado na marca do Comitê Olímpico do Brasil. Temos valores em comum, como a busca pela excelência”, destacou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Com o acordo, a Ajinomoto se juntou à lista de patrocinadores do comitê, que também conta com Aliança Francesa, Boali, Estácio, Havaianas, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, Peak, Riachuelo, Stella Barros Turismo, Viação Águia Branca, Vivo e XP.
Projeto Vitória
Para ativar o patrocínio, a Ajinomoto divulgará ações como o Projeto Vitória e o programa de educação nutricional Alimentação para Vencer – Kachimeshi com atletas e torcedores do Time Brasil, por meio de uma comunicação focada em nutrição e educação alimentar.
“Estamos muito contentes em ter a Ajinomoto ao nosso lado, oferecendo à empresa oportunidades de ativação e visibilidade”, afirmou Paulo Wanderley.
O Projeto Vitória é uma iniciativa global do Grupo Ajinomoto, criado no Japão, em 2003, por meio da parceria com o Comitê Olímpico Japonês, que oferece apoio a atletas individuais, delegação olímpica e organizações esportivas japonesas.
Kachimeshi
Com o passar do tempo, o projeto se espalhou pelo mundo, promovendo atividades para melhorar a competitividade dos atletas olímpicos por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi.
“O Grupo Ajinomoto tem uma relação muito próxima com o esporte, especialmente por seu conhecimento em nutrição e pelo papel que desempenha como principal detentor global de conhecimento sobre aminoácidos, que há anos beneficiam tanto atletas de ponta quanto entusiastas de práticas esportivas em todo o mundo”, disse Shigeo Nakamura.
O Projeto Vitória chegou ao Brasil em 2019. Atualmente, o Time Ajinomoto é composto por 16 atletas, como os medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Arthur Nory (ginástica artística) e Rafael Silva (judô). Além deles, integram a equipe Bruna Takahashi (tênis de mesa) e Henrique Avancini e Karen Olimpio (ciclismo mountain bike).
O executivo reforçou que o programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi considera a nutrição como parte importante da preparação para competir.
“Recomendamos menus adequados para os atletas, pois sabemos que o importante não é se preocupar somente com o que comer, e sim o que comer para atingir o objetivo”, finalizou Nakamura.