O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta quinta-feira (27), a campanha oficial da entidade de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Desenvolvida pela agência WMcCann e batizada de “Manda Brasa, Brasil”, a iniciativa é um posicionamento inédito da marca e tem como objetivo aproximar entidade, fãs e atletas durante o ciclo para a competição.
A ideia é que, ao longo dos próximos 15 meses que restam para Paris 2024, os fãs possam acompanhar nas mais diversas plataformas todos os detalhes do trabalho realizado pelo COB na preparação dos principais atletas e equipes do país, além da proteção e promoção dos valores olímpicos em todo o território nacional.
“Depois de 116 anos de história, pela primeira vez o COB lança uma campanha de posicionamento de marca específico para a entidade. O COB é a chama que abastece o atleta brasileiro nos 365 dias do ano, e essa nova campanha mostrará todos os detalhes da caminhada até os Jogos Olímpicos de Paris e dos bastidores muitas vezes invisíveis, mas fundamentais para o sucesso dos atletas brasileiros em competições internacionais”, comentou Paulo Wanderley, presidente do COB.
“Tenho certeza de que as ações previstas durante a campanha serão muito importantes para o fortalecimento da imagem do esporte olímpico brasileiro e beneficiarão todo o Movimento Olímpico no nosso país”, acrescentou o dirigente.
O pontapé inicial da campanha foi dado pela boxeadora Bia Ferreira, prata em Tóquio 2020, que iniciou um movimento digital em suas redes sociais seguido por mais de 50 atletas olímpicos e replicado por outras personalidades do esporte, além de madrinhas e padrinhos do Time Brasil e fãs do esporte em geral. A primeira ação foi um vídeo-manifesto com os principais conceitos da campanha.
“Sob o ponto de vista de marca, esse momento é único e histórico pois é a primeira vez que o Comite Olímpico do Brasil lança uma campanha institucional de mídia massiva, promovendo e posicionando sua marca principal de uma forma moderna, orgânica e adequada ao target, ao mesmo tempo que antecipa a conexão com os fãs, estabelecendo esse relacionamento em diferentes canais, 15 meses antes, e não somente as vésperas dos Jogos Olímpicos”, destacou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.
“Temos certeza de que essa iniciativa fortalece todo o Movimento Olímpico brasileiro, gerando oportunidades para as confederações, atletas e profissionais da indústria esportiva, além do COB”, completou o executivo.
A campanha será realizada em três diferentes fases e terá vários desdobramentos. A ação contempla ainda um planejamento multiplataformas 360 graus e a criação de uma nova identidade visual para o COB, mais moderna e atualizada para se conectar com o público jovem, um dos principais alvos do Movimento Olímpico atual.
Para alcançar o objetivo, o COB quer aproveitar o carisma dos atletas do Time Brasil com alto engajamento e também as modalidades com forte apelo junto aos mais jovens.