Com grandes números de audiência e engajamento nas redes sociais, o Comitê Olímpico Internacional (COI) acredita que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 alcançarão mais da metade da população mundial.
Com fuso horário mais favorável em Paris, nos Estados Unidos, o Peacock, seviço de streaming da NBCUniversal, precisou de apenas três dias para superar a audiência total de Tóquio 2020 e Pequim 2022 (última edição dos Jogos de Inverno) combinados. No sábado (3), 34,6 milhões de pessoas assistiram às competições de Paris 2024 pelas plataformas da rede.
Na França, a cerimônia de abertura alcançou um recorde de 23,4 milhões de espectadores, uma participação de 83,3%. A Warner Bros. Discovery (WBD), responsável pela transmissão na Europa, ultrapassou seu recorde de espectadores únicos no streaming obtido em Tóquio 2020 nos dois primeiros dias de Paris 2024.
Até quinta-feira passada (1º), 82,7% do público total do Japão, o equivalente a 97,14 milhões de pessoas, havia assistido pelo menos a um minuto de Paris 2024.
“Todos esses públicos se beneficiam das imagens de Paris e da França que vão para o mundo graças aos Serviços de Transmissão Olímpica [OBS, na sigla em inglês] e aos nossos detentores de direitos de mídia”, analisou Thomas Bach, presidente do COI.
“Portanto, podemos dizer com grande confiança que estamos no caminho certo para que mais da metade da população mundial acompanhe os Jogos Olímpicos de Paris 2024”, acrescentou.
Redes sociais
Nas redes sociais, o impacto de Paris 2024 também tem sido positivo. De acordo com o COI, os perfis olímpicos já ultrapassam 8,5 bilhões de engajamentos. O número é 40% maior do que o registrado durante toda a duração de Tóquio 2020, que aconteceu durante a pandemia de Covid-19.
Somando todas as plataformas em que Paris 2024 possui um perfil oficial (Facebook, X, Instagram, YouTube, TikTok, Linkedin e Threads), os Jogos acumulam cerca de 7,65 milhões de seguidores.