A Caixa lançou, na última sexta-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ), quatro mascotes que estarão nas redes sociais da empresa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Os personagens, que se chamam Fortuna, Fani, Luque e Trevo, fazem parte da campanha do banco estatal em apoio ao Brasil na competição.
Os mascotes foram apresentados ao público durante o Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística, competição que serve de preparação para os atletas de olho nos Jogos de Paris, que serão disputados de 26 de julho a 11 de agosto (Olimpíada) e de 28 de agosto a 8 de setembro (Paralimpíada).
“É uma criação da Caixa incentivando seus atletas, os seus esportes. A gente sabe que a Caixa é uma fomentadora dos esportes também, e isso é muito importante para os atletas, principalmente no fomento da base, já que a criança nasce, cresce e evolui no esporte tendo aquela mascotinha como incentivo”, avaliou Daniele Hypolito, ex-ginasta da seleção brasileira.
Ao todo, são quatro personagens com características diferentes entre si. Como resultado de uma ação interna de marketing, o nome de uma delas foi escolhido pelos funcionários do banco a partir de uma votação. Entre as opções, Fani foi o nome mais votado.
Luque, líder do grupo, é um ginasta dedicado aos treinos, enquanto Fortuna tem um interesse maior por esportes alternativos e radicais. Fani, por sua vez, é mais ligada à tecnologia e fará coberturas nas redes sociais. Trevo, personagem PCD, fecha o grupo.
Investimentos estatais
A mudança na gestão do Governo Federal, com a entrada de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência em 2023, gerou impactos na administração das empresas estatais. Dessa forma, o esporte brasileiro tem observado, especialmente nos últimos meses, uma retomada do apoio estatal em diversas categorias.
A própria Caixa Econômica Federal, por exemplo, anunciou, em agosto do ano passado, um investimento de R$ 68,3 milhões no universo esportivo brasileiro. O banco renovou alguns acordos e voltou a ser dono dos naming rights do Novo Basquete Brasil (NBB). Além disso, tornou-se patrocinador máster do Campeonato Brasileiro de Futsal e retomou o circuito de corridas de rua sob sua chancela.
Um movimento semelhante aconteceu com outras empresas estatais. Atualmente, a Petrobras conta com um time de 55 atletas e paratletas, mais de 40 deles garantidos em Paris 2024, e voltou a ser patrocinadora da Copa Truck. Os Correios, por sua vez, fecharam acordo de patrocínio com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).