A Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), que gere a modalidade olímpica no país, deixou de ser associação e adotou o novo nome. A entidade, que completou dez anos de atividade, não classificou nenhum atleta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam na próxima sexta-feira (26).
A mudança de nome aconteceu após o registro da Federação Paulista de Escalada Esportiva (Feesp), que fez com que a CBEscalada alcançasse o mínimo de três federações esportivas filiadas. Segundo a entidade, os trâmites legais para a alteração de status ainda estão em andamento, mas o nome oficial já foi alterado.
Com a mudança de nome, também foi criada uma nova marca para representar a modalidade no país.
“A ideia por trás da nova marca era de modernizar o que já existia, sem perder a conexão com o passado. A intenção era comunicar, em forma de imagem, que não deixamos nossa história de lado e seguimos o mesmo caminho de antes, apenas com uma nova roupa”, afirmou a entidade, em comunicado oficial.
Assim, os principais elementos da marca anterior foram mantidos: o símbolo em forma de escudo, as cores amarelo e azul, e o pictograma do escalador. No entanto, houve a adição de um novo desenho, de forma mais simplificada, que pode se adaptar a diferentes tamanhos.
A tipografia também foi alterada, além de priorizar a versão horizontal da logomarca. Também foi desenhada uma marca de assinatura vertical, abreviando o nome para CBEsc. As cores principais também foram modificadas para tons mais brilhantes.
Texturas
Para criar as novas texturas, que visam a unificar os diferentes materiais nos quais a identidade visual será aplicada, a equipe de criação da entidade decidiu utilizar rochas para representá-la.
Para isso, foram desenvolvidas três texturas representando o arenito, o granito e o calcário, que são os principais tipos de rochas em que a escalada é praticada no país. Cada textura foi combinada com uma cor diferente para aplicação prioritária.