Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Jade Barbosa. Quem vê essa lista provavelmente sabe que se trata do time brasileiro de ginástica artística que conquistou a medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris. Mas não é só isso. Estes cinco nomes também servem para ilustrar, nessa ordem, outra coisa: os cinco maiores crescimentos de seguidores no Instagram em agosto dentro do mercado brasileiro.
Uma análise feita pelo Grupo BR Media, especializado em marketing de influência, apontou que as ginastas brasileiras “atropelaram” nas redes sociais após a medalha em Paris. Maior medalhista da história do país em Olimpíadas, Rebeca Andrade liderou a lista ao ganhar nada menos do que 9,1 milhões de seguidores, um aumento de 306% em apenas um mês.
Em segundo lugar ficou Flávia Saraiva, que arrebanhou mais de 4,3 milhões de pessoas, um aumento de 380% em sua antes da competição.
Em seguida, os números das até então menos conhecidas Júlia Soares e Lorrane Oliveira, impressionam. Júlia ganhou mais de 2,7 milhões de seguidores dos atuais 2,8 milhões que tem justamente durante o último mês, um crescimento de nada menos do que 4.844%. Lorrane Oliveira, por sua vez, saltou para 2 milhões de seguidores, tendo conquistado quase 1,9 milhão em agosto, um aumento de 1.273%.
Na quinta posição, aparece Jade Barbosa, a mais experiente da equipe, que chegou a 2 milhões de seguidores, tendo conquistado mais de 1,3 milhão deles no mês passado. No caso dela, o crescimento foi de 171%.
A força do esporte feminino brasileiro em Paris 2024 foi tanta que até mesmo o sexto lugar da lista também tem a Olimpíada na capital francesa como pano de fundo. Ana Patrícia Ramos, que foi ouro no vôlei de praia ao lado de Duda Lisboa, ganhou 650 mil seguidores e aumentou sua base em 1.008%.
Além das seis atletas, não há mais nenhum esportista dentro do Top 10.
Engajamento
No ranking de engajamento durante o mês de agosto, Júlia Soares e Rebeca Andrade também aparecem, em terceiro e quarto lugar, com crescimento de 874 mil e 801 mil reações, respectivamente. A lista ainda conta com a atacante Rosamaria, da seleção de vôlei, na sétima posição, com mais de 307 mil interações.
Nesse quesito, no entanto, quem liderou com folga foi Gabriel Medina. O tricampeão mundial de surfe e medalhista de bronze em Paris teve um engajamento que superou a barreira dos 1,25 milhão. Apenas a foto dele “voando” sobre as águas preso à prancha e mostrando o número 1, que foi considerada a melhor da Olimpíada, obteve mais de 9 milhões de curtidas, com 143 mil comentários e 403 mil compartilhamentos.
Para se ter uma ideia, a segunda colocação ficou com a cantora Jojo Todynho, com pouco mais de 1 milhão de interações. Ela, no entanto, tem mais do que o dobro de seguidores que Gabriel Medina (30,5 milhões contra 14,2 milhões).