Campeã olímpica e mundial, Rebeca Andrade ganha versão Barbie na coleção “Mulheres Inspiradoras”

Ginasta Rebeca Andrade com sua versão Barbie - Claudio Belli / Divulgação

Considerada um dos maiores nomes da história da ginástica artística brasileira e ganhadora de uma medalha de ouro e outra de prata em Tóquio 2020, além de ser tricampeã mundial, Rebeca Andrade acaba de receber uma homenagem global por parte da fabricante de brinquedos Mattel, uma das maiores do mundo, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No ano em que seu maior ícone, a boneca Barbie, celebra 65 anos, a empresa lançou uma coleção que homenageia as conquistas de nove atletas de renome internacional, entre elas Rebeca, que, além das glórias olímpicas, é bicampeã mundial no salto, campeã mundial no individual geral e ganhadora de outras seis medalhas em Campeonatos Mundiais (quatro de prata e duas de bronze).

Batizada de “Mulheres Inspiradoras” (“Role Models”, em inglês), a coleção conta ainda com a tenista Venus Williams (Estados Unidos); as futebolistas Christine Sinclair (Canadá) e Mary Fowler (Austrália); a também ginasta Alexis Moreno (México); a atleta de paratriatlo Susan Rodriguez (Espanha); a nadadora Federica Pellegrini (Itália); e a velocista Ewa Swoboda (Polônia).

A iniciativa “Role Models” faz parte do “Barbie Brecha do Sonho” (“Dream Gap”, em inglês), lançado em 2018, a partir de pesquisas feitas pela marca em parceria com a Universidade de Nova York, que descobriu que, desde os 5 anos de idade, muitas meninas começam a desenvolver crenças autolimitantes e pensam que não são tão inteligentes e capazes quanto os meninos.

Em um comunicado enviado à imprensa, a marca disse que “assumiu o compromisso de gerar iniciativas para eliminar essa barreira, sonhando grande junto às meninas, desafiando os estereótipos e ajudando a desfazer preconceitos que as impedem de atingir o seu pleno potencial”.

“Realmente é uma honra fazer com que as pessoas continuem acreditando e sonhando alto para alcançar seus objetivos, sabendo que é possível. Não tem ninguém que possa dizer ‘Não, você não fez!’, ‘Você não lutou’, ‘Você não acreditou’, nada disso. Todas as pessoas que me acompanham viram tudo o que eu fiz. Então é isso que a Barbie (e essa homenagem) representa para mim: um salto de fé, sonho, conquistas, tudo”, afirmou Rebeca.

Vale destacar que, anteriormente, o projeto já homenageou outras brasileiras, como a surfista Maya Gabeira, a médica Jaqueline Goes, a professora Doani Emanuela Bertan, a criadora de conteúdo Maira Gomez e a cantora Iza.

Sair da versão mobile