Rebeca Andrade protagoniza Campanha Contra o Desperdício Alimentar

Rebeca Andrade foi escolhida para protagonizar a Campanha Contra o Desperdício Alimentar - Divulgação

Maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos, a ginasta Rebeca Andrade foi escolhida para protagonizar a Campanha Contra o Desperdício Alimentar, criada pelo Instituto Pacto Contra a Fome. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a relação entre a comida que vai para o lixo e a fome.

Desenvolvido em parceria com a agência Africa Creative, o filme da campanha busca trazer uma luz ao debate sobre o tema e a necessidade urgente do combate ao desperdício em todas as esferas.

“Do campo à mesa, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados. Por isso, a boca que mais come é a boca do lixo. Lugar de comida é no prato […] Juntos, podemos acabar com a fome no Brasil. Faça parte deste Pacto”, afirma Rebeca, no vídeo.

A campanha será veiculada na TV aberta e também em mídia out-of-home (OOH) pelo país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou, em 2023, 64 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo 8,7 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, fome. 

“Os dados mostram que temos um percentual de 4,1% dos domicílios brasileiros que vivem em insegurança alimentar grave. Esse dado pouco mudou de 2018 para cá, mostrando a importância de trabalharmos de forma coletiva, atacando os problemas estruturais que temos no Brasil e que impossibilitam que a fome desapareça de forma permanente”, explicou Maria Siqueira, diretora de políticas públicas e projetos do Instituto Pacto Contra a Fome.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada, e é unindo essas forças que estamos atuando”, salientou Geyze Diniz, cofundadora do Instituto Pacto Contra a Fome.

Para maximizar a visibilidade da iniciativa, a 31ª rodada da Série A do Brasileirão, que será disputada entre sábado (26) e segunda-feira (28), terá a campanha como protagonista, em uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Todos os jogos contarão com ações de divulgação, como a exibição de mensagens da campanha nas placas digitais ao redor dos campos antes do início e no intervalo dos jogos, além de divulgação nas redes sociais e no site oficial da CBF.

Vale destacar que a instituição é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. A meta é auxiliar de forma efetiva para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros bem alimentados até 2040, atuando sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo. 

Sair da versão mobile