O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou, nesta quarta-feira (26), em São Paulo (SP), um evento para celebrar o fato de restar exatamente um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Recheado de atletas e ex-atletas, medalhistas ou não, o evento serviu também para que a entidade que comanda o esporte olímpico do país divulgasse algumas novidades para os presentes.
Para isso, o COB contou com toda a sua “linha de frente” no palco. Paulo Wanderley (presidente), Rogério Sampaio (diretor geral), Ney Wilson (diretor de alto rendimento), Paulo Conde (diretor de comunicação) e Gustavo Herbetta (diretor de marketing) foram os responsáveis pelas revelações.
“A preparação para os Jogos Olímpicos de Paris já está na fase final. É um planejamento feito com antecedência de muitos anos, assim como são todas as ações do Comitê Olímpico do Brasil. Foi um evento espetacular, atingiu todos os nossos objetivos, que é o engajamento de todos os stakeholders do esporte. Paris está chegando, é logo ali”, afirmou Paulo Wanderley.
Premiação recorde
Após bater o recorde de medalhas conquistadas em Tóquio 2020, o COB entendeu que precisava dar um incentivo financeiro ainda maior para que em Paris 2024 a façanha se repita. Dessa forma, decidiu oferecer uma premiação inédita aos atletas do país, com valores cerca de 40% mais altos com relação aos praticados no último ciclo olímpico.
A iniciativa será dividida em três partes: individuais, grupos (de 2 a 6 atletas) e coletivas (7 para cima). Nas modalidades individuais, o ouro valerá R$ 350 mil, a prata R$ 210 mil e o bronze R$ 140 mil. Nos grupos, o ouro renderá R$ 700 mil, a prata R$ 420 mil e o bronze R$ 280 mil. Já nas modalidades coletivas, o ouro corresponderá a R$ 1,05 milhão, a prata R$ 630 mil e o bronze R$ 420 mil.
Novo patrocínio
O COB também aproveitou o evento para anunciar um novo patrocinador, a Aliança Francesa, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da língua e da cultura francesas fora da França. A ideia é que professores ensinem atletas, dirigentes e demais interessados para que cheguem a Paris com o máximo possível de conhecimento para facilitar a comunicação e até a adaptação.
Com o acordo, a Aliança Francesa se juntou a uma extensa lista que também conta com Boali, Estácio, Havaianas, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, Peak, Riachuelo, Stella Barros Turismo, Viação Águia Branca, Vivo e XP.
“Já temos mais dois patrocínios fechados, que serão anunciados em agosto e setembro, respectivamente. Além deles, ainda temos uma cota, que também deverá ser comercializada em breve”, contou Gustavo Herbetta.
Projeto Embaixadores
O Comitê anunciou que terá um projeto de embaixadores para Paris 2024. Ao todo, serão oito ex-atletas com histórias pesadas em Jogos Olímpicos que estarão junto à delegação brasileira na capital francesa para servir de inspiração e dar conselhos aos atletas da atual geração.
No evento, os dois primeiros escolhidos foram anunciados: Janeth Arcain (basquete), prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000; e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), bronze na maratona em Atenas 2004. Vanderlei, por sinal, será tema de um documentário inédito produzido pelo COB, com previsão de estreia em setembro.
Programa de Sustentabilidade
O COB reafirmou a preocupação com o meio ambiente, ao lembrar que é signatário dos projetos “Esporte pela Ação Climática” e “Esporte pela Natureza”. O primeiro foca a redução da emissão de gases de efeito estufa, sendo 50% até 2030 e 100% até 2040. Já o segundo tem o intuito de educar e inspirar ações positivas no universo do esporte, assim como proteger e evitar danos à natureza.
Além disso, divulgou um inédito programa de sustentabilidade, que terá cinco atletas como embaixadores. No evento, Rebeca Andrade (ginástica artística), ouro (salto) e prata (individual geral) em Tóquio 2020, foi anunciada como a primeira delas. A ideia é que os embaixadores divulguem causas de sustentabilidade junto ao COB e sejam porta-vozes do tema em eventos e nas redes sociais.
E-commerce
Patrocinadora do COB, a Mormaii utilizou um pequeno espaço no local do evento para expor peças de vestuário, como jaquetas, moletons, camisetas, tops, shorts e calças, além de uma mochila e uma mala de viagem, todos produtos oficiais do Time Brasil que já estão à venda no e-commerce cujo lançamento ocorreu nesta quarta-feira (26).
A coleção é composta por uniformes de vila, treinamento, viagem e pódio da delegação. As peças foram usadas pela primeira vez pelos atletas do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Praia, realizados em Santa Marta, na Colômbia, que foram disputados entre os dias 14 e 21 deste mês.
“Novidade” já conhecida
O COB também aproveitou para dar mais alguns detalhes de uma iniciativa que já havia sido anunciada pela entidade.
Trata-se do Parque Villa Olímpica, nome que substituirá o do Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), entre os dias 11 de julho e 11 de agosto de 2024. A ideia da entidade é trazer “um pedaço de Paris para o Brasil” durante a disputa dos Jogos na capital francesa, oferecendo uma espécie de “Fan Fest”, ou seja, um ambiente de lazer e entretenimento, que servirá para iniciar um processo de fortalecimento da marca do COB, assim como para se aproximar ainda mais dos torcedores brasileiros.
Com a presença de atletas, ex-atletas e artistas, o espaço disponibilizará aos fãs diversas ações, como clínicas esportivas, transmissões ao vivo dos Jogos em um telão e uma série de experiências imersivas.
Uma das partes do projeto inclui a promoção de instalações esportivas para a prática de 24 modalidades olímpicas em todo o parque, com o COB sendo responsável pela reforma e pelo desenvolvimento de quadras, pistas de skate e arenas de break dance, entre outros espaços, com o objetivo de deixar um legado no local mesmo após o fim da competição.
De acordo com o Comitê, cerca de 1,5 milhão de visitantes deverão passar pelo espaço durante os 30 dias em que ele se chamará Parque Villa Olímpica.
“Manda Brasa, Brasil”
O Comitê ainda revelou a segunda fase da campanha oficial para os Jogos de Paris, uma iniciativa que é um posicionamento inédito da marca e tem como objetivo aproximar entidade, fãs e atletas durante o ciclo para a competição. Com o mote “Se Embrasar, já era”, a campanha poderá ser vista em diversas mídias.
Casa Brasil
Por fim, a Casa Brasil, espaço que será erguido no Parque La Villette, a cerca de 15 minutos da Vila Olímpica, em Paris, também foi lembrada. O espaço servirá para divulgação cultural e também como ponto de referência do país durante o evento na capital francesa.
Haverá exposições e festas, além da chance de colocar os atletas medalhistas para um contato mais próximo com o público e a imprensa. A expectativa do COB é receber cerca de 2.500 pessoas por dia no espaço.
Maquinistas
Um dia antes do evento realizado pelo COB em São Paulo, Erich Beting e Gheorge Rodriguez entrevistaram o diretor de marketing do COB, Gustavo Herbetta, em mais uma edição do podcast Maquinistas. Cheio de novidades, o bate-papo irá ao ar no canal da Máquina do Esporte no YouTube na semana que vem.