Criada em 2015, ainda com o nome de PetroRio e apenas 95 funcionários, a Prio conta, atualmente, com mais de 800 empregados e detém o status de maior petroleira totalmente privada do Brasil.
Ao longo desses nove anos, o valor das ações da empresa saltou de R$ 0,36, em 2015, para R$ 49,05, no ano passado, segundo dados divulgados pela própria companhia.
As primeiras incursões da empresa no universo esportivo ocorreram ainda na década passada. Hoje, a Prio tem avançado nos patrocínios na área, que contemplam desde projetos sociais até competições badaladas, caso da Maratona do Rio, em que, além de patrocinadora oficial, a Prio também deterá os naming rights da corrida de 5km em 2024.
Em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, Gabriel Hackme, gestor de projetos incentivados e patrocínios da Prio, comentou sobre as estratégias da empresa para a área esportiva.
A primeira parceria da Prio no esporte foi firmada em 2017, com o Instituto Reação, do judoca e medalhista olímpico Flávio Canto. Desde então, segundo o executivo, as iniciativas da empresa nessa área têm buscado aliar a promoção da saúde e do bem-estar para seus funcionários, a transformação social e também a alta performance.
Atualmente, entre as iniciativas sociais apoiadas pela companhia estão o Instituto Todos na Luta, fundado pelo boxeador Raff Giglio no bairro do Vidigal, no Rio de Janeiro (RJ), o projeto Sem Barreiras, da ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Samuel, e o Instituto Vini Jr.
Corridas de rua
De acordo com Hackme, o patrocínio da Prio às corridas de rua buscava, inicialmente, estimular os funcionários a praticarem atividades físicas.
“No começo, o objetivo era obter o engajamento do nosso público interno”, explicou.
Com o tempo, essas provas se tornaram importantes meios para a empresa promover sua construção de marca.
“As corridas de rua se tornaram uma verdadeira febre”, ressaltou.
Neste ano, a Prio patrocinou a Night Run, realizada no fim de abril e que reuniu cerca de 12 mil competidores no Rio de Janeiro (RJ). A empresa também está presente no Circuito das Estações, além da Maratona do Rio.
I Love Prio
Atualmente, os principais investimentos feitos pela Prio em esporte concentram-se no estado do Rio de Janeiro.
“Esse tipo de patrocínio faz todo sentido para fortalecer nossa reputação de marca, porque somos uma empresa de capital aberto, carioca. Com isso, conseguimos dialogar com diferentes públicos, desde nossos colaboradores até a sociedade em geral”, explicou Hackme.
Neste ano, a empresa lançou a iniciativa I Love Prio, que destinará R$ 35 milhões para apoiar projetos em áreas como esporte, cultura e educação. No caso do Instituto Vini Jr, por exemplo, a parceria é educacional.
“Vini é diferenciado em todos os aspectos. Criou o instituto aos 23 anos, no auge de sua visibilidade enquanto atleta, por entender que a educação é fundamental para o país”, disse Hackme.
A entidade criada em 2020 pelo atacante do Real Madrid e da seleção brasileira Vinicius Júnior promove a capacitação de professores em diversos estados brasileiros, tendo a tecnologia e o esporte como principais pilares.
Esporte paralímpico
Às vésperas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que serão disputados entre 28 de agosto e 8 de setembro, a Prio tem reforçado sua presença com o patrocínio a paratletas de diversas modalidades.
Hoje, a lista dos atletas paralímpicos apoiados pela empresa conta com dez nomes: Alana Maldonado (judô), Antônio Tenório (judô), Brenda Freitas (judô), Camille Rodrigues (natação), Clodoaldo Silva (natação), Diana Barcelos (remo), Gabriel Araújo (natação), Julyana da Silva (atletismo – lançamento de disco), Wallace Antonio (atletismo – arremesso de peso) e Wilians Silva de Araújo (judô).
“A Prio busca estar em locais que não são óbvios. Os atletas paralímpicos brasileiros têm alto desempenho e, muitas vezes, precisam lidar com situações adversas. Com esse patrocínio que disponibilizamos, eles terão melhores condições para focar em suas carreiras”, afirmou o executivo.
McLaren e surfe
De acordo com Hackme, um dos principais projetos da Prio na área esportiva, atualmente, consiste na parceria com a McLaren no Campeonato Mundial de Endurance, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), com os patrocínios ao piloto carioca Nicolas Costa e à equipe britânica United Autosports.
No início de maio, Nicolas Costas realizou uma homenagem pelos 30 anos da morte do ex-piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, utilizando um capacete nas mesmas cores das que eram usadas pelo ídolo.
Outra modalidade que tem recebido a atenção da Prio é o surfe, com o patrocínio ao Dream Tour 2024.
“Esse é um esporte que está muito próximo de nós, inclusive porque ocorre no mar”, explicou.
Promovida pela Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) e a agência Dream Factory, a competição reúne 88 atletas e distribuirá R$ 400 mil em prêmios neste ano. A Prio é a apresentadora da edição 2024 do campeonato.
De acordo com Hackme, para os próximos anos, a empresa pretende ampliar os investimentos em iniciativas com um olhar social.
“A ideia é transformar a vida das pessoas, seja dando a elas a chance de se tornarem atletas de alta performance, seja propiciando a elas saúde e qualidade de vida”, finalizou.