Rayssa Leal conquistou, pela segunda vez seguida, uma medalha olímpica. O bronze obtido na Arena La Concorde 3, no começo da noite deste domingo (28), aqui em Paris, fez dela a primeira atleta do skate a ser duas vezes medalhista olímpica, já que, em Tóquio 2020, a maranhense havia ficado com a prata. Mas, mais do que isso, o protagonismo que a brasileira assumiu dentro do esporte tem ajudado o skate a, mundialmente, furar a bolha do esporte e alcançar novos fãs.
A arena montada em um dos pontos turísticos de Paris estava abarrotada de gente para acompanhar a final do skate street feminino. Dos cerca de 7 mil lugares disponíveis para o público, pode-se dizer que praticamente 30% deles era composto por brasileiros.
O interesse em acompanhar a brasileira era tanto que, do lado de fora da La Concorde 3, no canto em que era possível ver as skatistas iniciando suas manobras, um grupo de torcedores se aglomerava para vibrar por ela e ampliar o barulho que vinha das arquibancadas.
Durante a disputa com as japonesas Coco Yoshizawa e Rizu “Liz” Akama, Rayssa teve o apoio frenético dos torcedores (não só do Brasil) e ratificou o status de protagonista da modalidade.
O bronze conquistado em Paris 2024 fez dela a primeira atleta do Brasil a conquistar, com apenas 16 anos, dois pódios olímpicos. Mas o sucesso de Rayssa extrapola, e muito, os limites da arena esportiva. Após conseguir, em seu último salto, ficar entre as três melhores, ela mais uma vez movimentou as redes sociais e levou seu esporte para além da bolha dos fãs de skate.
Redes sociais impulsionam
Só para se ter uma ideia do peso e da importância que a garota de 16 anos tem para o skate, a conquista dela foi celebrada por personalidades de todo o mundo nas redes sociais. E o alcance digital de Rayssa ajuda a explicar o fenômeno que ela é para além das pistas.
Cerca de 12 horas após a conquista da medalha, o perfil da brasileira no Instagram ganhou por volta de 7% de novos seguidores. Enquanto isso, as duas medalhistas japonesas praticamente dobraram de fãs na rede. Rayssa, agora, fala para 7,6 milhões de seguidores. As japonesas, somadas, não chegam a 80 mil seguidores.
Rayssa tem conseguido se transformar em sinônimo de skate no mundo todo. A segunda medalha olímpica conquistada neste ano, em Paris, somada ao carisma nas redes sociais podem fazer dela o mesmo fenômeno que Usain Bolt foi para o atletismo mundial.