A Toyota encerrará o acordo de patrocínio que possui com o Comitê Olímpico Internacional (COI) após os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A montadora japonesa estaria insatisfeita com a forma como o comitê tem gastado o dinheiro do patrocínio. As informações são da agência de notícias japonesa Kyodo.
De acordo com a publicação, estima-se que a Toyota tenha fechado um contrato no valor de US$ 835 milhões em 2015. O acordo entrou em vigor em 2017, com validade para quatro edições olímpicas, sendo duas de inverno (PyeongChang 2018 e Pequim 2022) e duas de verão (Tóquio 2020 e Paris 2024). Na capital francesa, como contrapartida da parceria, a Toyota disponibilizará mais de 3 mil carros híbridos ou elétricos, como parte dos esforços da empresa para divulgar suas tecnologias voltadas para sustentabilidade.
Com a aproximação do fim do contrato pós-Paris, é normal que as conversas por uma renovação tenham se iniciado. No entanto, a Kyodo revelou que alguns nomes importantes dentro da montadora japonesa não acreditam que o montante pago pela empresa tenha sido utilizado de forma eficaz no apoio a atletas e na promoção do esporte.
Além disso, o fato dos Jogos de Tóquio terem sido manchados por investigações sobre possíveis casos de corrupção e por gastos próximos a US$ 13 bilhões, quase o dobro da estimativa original, também pesam. A própria Toyota, inclusive, chegou a se mostrar “em conflito” com a realização dos Jogos a certa altura e suspendeu qualquer publicidade com o tema olímpico na televisão japonesa durante o evento.
A Kyodo ainda destacou que a montadora gostaria de permanecer com o patrocínio ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O problema é que o COI, já há alguns anos, adota o posicionamento de que os patrocinadores não podem prorrogar apenas um dos contratos, ou seja, as marcas precisam ser parceiras tanto dos Jogos Olímpicos como dos Paralímpicos. Nos sites oficiais das duas entidades, a lista de patrocinadores é a mesma, com uma única exceção: a companhia alemã de tecnologia ortopédica Ottobock, que é fornecedora oficial de serviços técnicos em protética, ortótica e cadeiras de rodas usadas pelos paratletas desde Seul 1988.
Patrocinadores TOP
O Comitê Olímpico Internacional possui um programa de patrocínios batizado de TOP, sigla para The Olympic Partners. Segundo o site britânico SportsPro Media, os patrocinadores TOP contribuíram com mais de US$ 2 bilhões durante o ciclo de quatro anos que antecedeu a última edição dos Jogos, disputada em Tóquio (que seria em 2020, mas ocorreu em 2021 por conta da pandemia de Covid-19).
Atualmente, o TOP possui 15 marcas. Além da Toyota, a lista conta com Airbnb, Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Corona Cero, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung e Visa. Desses, outros quatro também ainda não acertaram a renovação após Paris: Atos, Bridgestone, Intel e Panasonic.