Usar o maior evento esportivo do mundo para auxiliar pequenos estabelecimentos comerciais e, assim, melhorar a imagem da empresa frente a uma de suas principais fontes de receita. De forma muito resumida, é assim que se pode resumir, bastante, um dos objetivos da Visa ao ativar o patrocínio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Desde os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, a marca de cartões de crédito tem usado o patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma forma de testar novas tecnologias de produtos e, ainda, melhorar a imagem da empresa com clientes-chaves.
Em Londres 2012, a Visa apresentou o meio de pagamento por aproximação ao público com alguns testes em locais como o Parque Olímpico. No Rio 2016, ampliou ainda mais o conceito de pagar sem a necessidade de se usar o cartão físico tornando esse meio de pagamento disponível em todas as arenas. Depois de não promover qualquer novidade em Tóquio 2020 pela falta de público nas arenas, a empresa desembarcou em Paris com um novo plano.
A marca aproveitou que o projeto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 era o de aproximar ao máximo o evento do dia a dia da cidade e de seus moradores para desenhar um plano focado para o pequeno e médio comerciante. Um dos principais responsáveis por fazer as pessoas usarem o cartão de crédito como meio de pagamento, esses estabelecimentos ganharam um tratamento inédito da empresa.
Em toda a comunicação visual usada em Paris para os Jogos, a Visa tem estimulado o turista que veio para o evento a baixar um aplicativo da empresa que indica estabelecimentos comerciais para alimentação e entretenimento. Restaurantes, pequenos mercados e museus são o alvo da marca ao fazer essa ativação.
No primeiro final de semana dos Jogos Olímpicos, em 27 e 28 de julho, segundo levantamento da Visa, pequenos e médios comércios tiveram crescimento de 26% em vendas para pessoas portando cartões de crédito internacional da marca em relação ao mesmo final de semana do ano anterior. Isso significa que o turista presente em Paris gastou mais em 2024 do que em 2023.
De acordo com a empresa, estabelecimentos como mercados tiveram aumento de 42%, enquanto os restaurantes aumentaram um pouco menos: 36%. O comércio que mais se beneficiou, de acordo com a empresa foram os de teatros e museus, com 159% de aumento de vendas com cartões da Visa em relação ao último final de semana de julho de 2023.
“Podemos ver como o benefício é válido para os pequenos e médios comerciantes. Nos Jogos de Londres 2012, apresentamos a tecnologia sem contato. E ela vem crescendo a cada ano. A pessoa vem para o evento, experimenta a tecnologia e volta para casa para utilizar. E os comerciantes, quando percebem a agilidade e a transparência nas transações, também passam a querer usar”, afirmou Dario Cutin, vice-presidente de comunicação da Visa, à Máquina do Esporte.
Brasil e jovens lideram
Entre um dos países com maior crescimento nesse fim de semana comparado com 2023, o Brasil teve 33% de aumento nas vendas, de acordo com a Visa. O turista brasileiro tem sido cada vez mais frequente em grandes eventos esportivos, especialmente após a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Outro dado que chamou a atenção da empresa foi para o aumento da presença do público jovem em Paris 2024. Um dos grandes objetivos do Comitê Organizador e do COI, que é aproximar a nova geração do evento, parece ter surtido efeito.
“Os primeiros dados que temos é de que o crescimento de viagens está mais forte entre os mais jovens. Houve um aumento de 120% das viagens de estrangeiros menores de 35 anos nos Jogos Olímpicos”, completou Cutin.