Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, iniciados oficialmente na última sexta-feira (26), estão registrando um aumento de audiência em comparação com Tóquio 2020 nos mercados da Europa e dos Estados Unidos, com Warner Bros. Discovery (WBD) e NBCUniversal, respectivamente.
A WBD, responsável pela transmissão de Paris 2024 para a Europa, se aproximou da marca de 1 bilhão de minutos assistidos em suas plataformas de streaming com as transmissões dos primeiros dias de Jogos. Pela internet, a empresa está exibindo o evento no continente através da Max e Discovery+.
De acordo com a WBD, Paris 2024, com fuso horário mais favorável, já superou Tóquio 2020 no número total de espectadores únicos no streaming. A média de minutos é 63% maior.
A audiência também está se convertendo em novos assinantes para a WBD. A empresa atingiu seu maior número de novas assinaturas em um mesmo dia na Europa durante o primeiro final de semana de Paris 2024.
Na TV, a WBD está transmitindo os Jogos pela Eurosport. O canal registrou, até o momento, um aumento de 98% de audiência em comparação com Tóquio 2020. Em seu site, a emissora conta com um crescimento de 43% de engajamento.
A Warner planeja oferecer 3.800 horas de conteúdo ao vivo durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 para a Europa.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a NBCUniversal, divisão da Comcast Corporation, divulgou que a cerimônia de abertura obteve média de 28,6 milhões de espectadores em todas as plataformas. Trata-se do melhor número desde 2012 e um crescimento de 60% em relação a 2021.
No sábado (27), no primeiro dia completo de competições, Paris 2024 alcançou média de 32,4 milhões de espectadores nas plataformas da NBCUniversal, número 83% maior do que Tóquio 2020.
Os próximos registros de audiência devem apresentar médias maiores, já que contarão com o impulsionamento de esportes de destaque nos EUA, como o basquete e a ginástica artística.
“Estamos tendo um começo forte que está alinhado com as expectativas de nossas estações da NBC e nossos parceiros de distribuição e publicidade. Estamos em uma ótima posição enquanto aguardamos ansiosamente as próximas duas semanas de competição”, disse o presidente da NBC Sports, Rick Cordella.
A NBCUniversal também registrou explosão de audiência no Peacock, sua plataforma de streaming. O canal registrou mais de 2,5 milhões de espectadores na cerimônia de abertura e 4,7 milhões no sábado (27).
Considerando todas as plataformas de streaming da rede, a NBCUniversal gerou mais de 1 bilhão de minutos assistidos até sexta-feira (26), seis vezes mais se comparado ao mesmo período de Tóquio 2020, que também tinha um fuso horário mais desfavorável nos EStados Unidos.