Adidas aposta em futebol, running, feminino e moda em estratégia comercial para o Brasil

A Adidas, que inaugurou sua primeira loja-conceito no Brasil na última sexta-feira (18), quer utilizar o espaço para se reaproximar dos clientes com foco nos mercados de futebol, corrida de rua, roupas de treino para mulheres e moda.

O espaço de 700 metros quadrados, no Top Center (Avenida Paulista, 854), já conta com a primeira ativação de Copa do Mundo da marca: um telão foi instalado na fachada da loja, no primeiro andar do espaço, com vista para a rua. Tudo para que o público que estiver passando pela região possa acompanhar os jogos da Copa do Mundo do Catar 2022, que tem na Adidas a fornecedora da bola oficial.

“No mês de Copa do Mundo, vamos transmitir os jogos em um telão gigante. Todos os jogos, não só do Brasil”, contou Olivier Gianina, diretor geral da Adidas Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.

“Vamos fazer ativações nas próximas 12 a 15 semanas para que esse seja um lugar de experiências, e não só um lugar de vendas. Vamos estabelecer essa relação entre pessoas dentro e fora da loja”

Olivier Gianina, diretor geral da Adidas Brasil

O mercado mais importante para a empresa, ainda mais em época de Copa do Mundo, é o de futebol. A empresa é atualmente fornecedora de material esportivo para cinco dos principais clubes do Brasil (Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo).

“A Adidas nasceu com o futebol, cresceu com o futebol. Para nós, o futebol vai muito além de uma federação ou outra. É uma celebração do mundo todo. Nas quatro próximas semanas, teremos grandes dias”, afirmou o executivo.

Black Friday e Natal

Para Gianina, a mudança de data da Copa do Mundo para os meses de novembro e dezembro, coincidindo com a Black Friday e o Natal, duas datas importantes para o varejo, ajudará a aumentar as vendas da marca no Brasil.

“São três meses que a gente aprende a trabalhar, não só a Adidas, como a indústria [de material esportivo]. Porque é uma combinação única de Copa do Mundo, Black Friday e Natal”, destacou o diretor geral da Adidas, em referência ao fato inédito.

“Temos muitas expectativas e ambições. Por um lado, o consumidor brasileiro gosta da Black Friday e, ao mesmo tempo, vai encontrar o melhor da marca com um evento que irá elevar o esporte como prioridade de consumo. Acreditamos que o contexto vai ajudar a elevar as vendas”, acrescentou.

Segmento feminino é uma das prioridades da Adidas Brasil – Ricardo Carvalho / Adidas

Corrida de rua

Além do futebol, os equipamentos de corrida de rua são outro segmento que atrai as atenções da Adidas Brasil. A marca se tornou patrocinadora da Maratona do Rio de Janeiro neste ano em contrato que vai até 2026. É uma vitrine para os principais produtos da marca, como os tênis Adizero, Adistar e Ultraboost.

“Temos produtos excepcionais para corrida de rua. O Adizero, em particular, é um produto único. Ganhou mais de 50% das grandes maratonas do mundo neste ano. Mas, no Brasil, ainda não conseguimos atingir o nível potencial de marca”, reconheceu Gianina.

“Vamos voltar bem fortes no running para ajudar o público brasileiro a entender que a Adidas possui o produto ideal para correr e para atingir a qualidade de vida que ele busca com a corrida”, completou.

Feminino e moda

Outra prioridade da Adidas no Brasil é aumentar a conexão com o público feminino, visto pelas marcas como o segmento com maior potencial de crescimento nos próximos anos.

“Sabemos que a mulher consome de três a cinco vezes mais produtos [esportivos] que o homem. Acreditamos que temos muito a oferecer para o público feminino”, afirmou Gianina.

Para ele, o Brasil, particularmente, é um mercado estratégico no setor para a empresa de material esportivo.

“Acho que o esporte feminino tem um nível no Brasil superior ao que eu vi na Europa e em outros países da América Latina. Podemos ver isso como risco ou oportunidade. Prefiro ver como oportunidade. Precisamos nos conectar com esse potencial existente”

Olivier Gianina, diretor geral da Adidas Brasil

Para o executivo, uma das maneiras de cativar esse público é com o investimento não só em roupas esportivas, mas também em vestuário com foco na moda.

“A Adidas é a única marca que tem relevância tanto no esporte como no estilo de vida. São mais de 70 anos produzindo produtos para atletas em quase toda modalidade. Ao mesmo tempo, com a marca Originals e a Sportwear, que lançamos neste ano, temos também produtos para o consumidor mais interessado em estilo de vida”, contou o executivo.

“Podemos fazer um trabalho melhor. Por isso, estamos aqui abrindo lojas para nos conectarmos melhor. Estamos em uma jornada, e acho que neste momento vamos fazer história na Adidas Brasil”, finalizou.

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