Em janeiro, a Asics decidiu criar um projeto especial, batizado de Lume Club, e levou seis corredoras brasileiras para participar da Maratona de Paris, patrocinada pela marca, que foi disputada no dia dia 3 de abril. Durante cerca de 70 dias, de olho no evento, a Asics promoveu uma série de treinamentos, avaliações e mentoria com profissionais especializados para que as atletas chegassem da melhor forma na prova.
Após considerar o projeto um sucesso, a marca japonesa colocou, no último sábado (7), a segunda fase do Lume Club. Dessa vez, o foco será a Asics Golden Run Rio de Janeiro, marcada para 10 de julho. A marca esportiva tem como objetivo “exaltar, inspirar e motivar as mulheres na corrida por meio de novas vozes, que compartilharão histórias de suas trajetórias pessoais e esportivas inéditas”.
Para esta segunda fase, foram escolhidas mais seis mulheres: Beta Ruiz (maratonista e mentora de autoestima feminina, que irá em busca de conquistar o seu melhor tempo), Michelle Perenyi (nutricionista e influenciadora digital, que tem como desafio correr pela primeira vez 10k), Van Agnelo (produtora de eventos, fundadora do Let’s RunGirls, projeto voltado para mulheres na corrida e integrante do Canal Corredores, que quer levar a voz do projeto para inspirar mais mulheres), Dani Germano (jornalista e responsável pelo canal Zerovinteum, que, depois de se livrar da Síndrome Metabólica, quer completar os 10k da melhor maneira possível), Michele Rodrigues (Asics FrontRunner e biomédica, que se desafiará em seus primeiros 21k em corrida de rua) e Vanessa Protasio (Asics FrontRunner, corredora há mais de 40 anos e especialista em treino mental, que quer levar seus ensinamentos para as mulheres e terminar mais uma prova depois dos 60 anos).
Nos meses de preparação, as atletas passarão por três etapas, com treinos individualizados criados pela treinadora Juliana Amaral, professora técnica da assessoria de corrida Filhos do Vento, além de mãe, que trará sua experiência como mulher na corrida em todas as nuances. A mentora da equipe será Andreia Hessel, atleta Asics, maratonista e campeã da Maratona de São Paulo em 2018.
O time ainda contará com os incentivos das influenciadoras e embaixadoras da Asics Brasil Rachel Apollonio e Sarah Fonseca, também corredoras. A capitã, por sua vez, será Gisa Oliveira, participante da primeira fase do projeto, que concluiu a sua primeira maratona em Paris.
“Esse projeto tem uma potência incrível. É ótimo nos debruçarmos sobre nós mesmas, entendermos de onde vem nossa energia e até onde vão nossos limites. Sabemos que nossa força vem de dentro de nós, e que ela ganha ainda mais capacidade quando nos unimos, quando somos alicerce uma para a outra. A primeira fase foi um momento de virada para todas, e a segunda vem consolidar esse trabalho incrível”, afirmou Gisa.
Os treinos serão realizados no Parque Bruno Covas, em São Paulo, que é patrocinado pela marca e um dos principais pontos de encontro da capital paulista para corredores.
“O Asics Lume Club é sobre fortalecer a presença das mulheres na corrida, e após o sucesso da primeira jornada, entendemos que temos um longo caminho a percorrer e mais espaços para ocupar. Com toda a potência deste projeto, a Asics vai engajar, representar e incentivar mais a presença feminina na corrida e no esporte em geral”, destacou Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics na América Latina.
Vale lembrar que o circuito Golden Run, patrocinado pela marca japonesa, está de volta após dois anos de ausência por conta da pandemia. Com distâncias de 10k e 21k, a primeira etapa será em São Paulo, no próximo domingo (15). A segunda será justamente a do Rio de Janeiro, marcada para 10 de julho.