Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Mídia

Apple fecha primeiro acordo de direitos de transmissão esportivos com MLB

Serviço de streaming Apple TV+ exibirá jogos às sextas-feiras à noite em nove países, incluindo o Brasil

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/03/2022, às 08h37

Pacote da Apple TV+ inclui Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, México, Porto Rico e Reino Unido - Reprodução
Pacote da Apple TV+ inclui Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, México, Porto Rico e Reino Unido - Reprodução

A Apple fechou, nesta terça-feira (8), o primeiro acordo de direitos de transmissão esportivos da história da marca. O contrato foi assinado com a MLB e envolve um pacote de exibição de jogos do campeonato americano de beisebol às sextas-feiras à noite em nove países (Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, México, Porto Rico e Reino Unido).

Em janeiro, a Máquina do Esporte já havia antecipado que a gigante da tecnologia tinha o objetivo de entrar de vez na guerra pela audiência no streaming com a aquisição de direitos de transmissão esportivos. A ideia é desafiar Disney e Netflix nesse mercado que não para de crescer.

Pelo acordo, que não teve detalhes financeiros divulgados, o serviço de streaming Apple TV+ ainda exibirá um programa todas as noites ao longo da semana, batizado de “'MLB Big Inning”, e oferecerá aos usuários americanos e canadenses um feed de transmissão ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, com replays de jogos, notícias, destaques e partidas clássicas.

O acordo também prevê que a Apple consiga os direitos de acesso ao vivo da MLB nos Estados Unidos que foram “abandonados” pelo DAZN em 2020, quando a empresa de mídia sediada no Reino Unido procurou reduzir seus gastos não essenciais em meio à pandemia. Por fim, o pacote ainda inclui um pacote de destaques digitais para a plataforma Apple News.

“A Apple é o parceiro ideal para levar o ‘Friday Night Baseball’ aos fãs de todo o mundo. Este novo pacote de jogo robusto é a colaboração perfeita na nossa longa história de oferecer qualidade e conteúdo inovador aos nossos fãs. Com disponibilidade nacional e alcance internacional, a MLB no Apple TV+ oferece uma nova e empolgante plataforma para os fãs, que permitirá que um público mais amplo se conecte com o jogo”, destacou Noah Garden, diretor de receita da MLB.

De acordo com o site britânico SportsPro Media, as transmissões da Apple serão produzidas pela MLB e não pelos parceiros da rede regional de esportes (RSN) das equipes participantes. Inicialmente, os jogos ao vivo serão oferecidos sem a necessidade de assinatura, e novos países devem ser adicionados ao portfólio em breve.

O acordo com a MLB pode ser o primeiro de uma série de parcerias de transmissão para a gigante da tecnologia, que busca alavancar a Apple TV+. O site americano Front Office Sports (FOS) informou recentemente que a Apple está interessada em adquirir um amplo pacote de propriedades de mídia da NFL.