Em um evento realizado na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira (12), o Banco Bmg lançou oficialmente o patrocínio à Nossa Arena, complexo de quadras esportivas dedicado ao público feminino. Assim, a instituição financeira, que já possui outras parcerias dentro do futebol feminino, se une ao projeto que tem o conceito de ser um local de protagonismo para as mulheres.
“A grande diferença do que a gente entrega na Nossa Arena é o sentimento de você se sentir parte. Então, quando uma menina entra aqui, ela já se sente parte desse espaço. Às vezes, pode parecer simples, mas para quem sempre conviveu em outros ambientes esportivos, que são majoritariamente masculinos, é uma sensação totalmente diferente. Talvez, as mulheres nem soubessem que precisavam viver isso”, comentou Júlia Vergueiro, CEO da Nossa Arena.
“É uma experiência de protagonismo que se reflete dentro das quadras, principalmente quando olhamos para as treinadoras do projeto. Isso porque, quando uma menina entra em campo, tem uma pessoa ali que já esteve no seu lugar e sabe da importância dela se sentir em casa e poder se desenvolver como atleta ou como qualquer outra coisa”, complementou a executiva.
Parceria com o Bmg
Anunciado no dia 8 de março deste ano, o patrocínio do Bmg à Nossa Arena busca ser mais do que apenas uma forma de exposição da marca nas propriedades publicitárias do projeto. O banco acredita em uma relação de parceria que possa fortalecer o ambiente do esporte feminino.
“A ideia é a gente promover ativações na Nossa Arena e não só estampar a nossa logomarca. Assim, queremos participar com ações claras que apoiem o futebol feminino”, disse Ana Karina Bortoni, CEO do Bmg.
O banco também planeja ativar o patrocínio à Nossa Arena com ações que envolvam os clubes de futebol feminino parceiros do Bmg. Dessa maneira, Corinthians, Vasco, Ceará e Atlético-MG estão nos planos da instituição financeira para algumas ações no projeto.
“As ativações com o Bmg têm a proposta de usar ativos do banco para inspirar e chamar mais meninas à Nossa Arena. Então, trazer aqui as equipes femininas patrocinadas pelo Bmg para uma sessão de autógrafos, com o objetivo de começar a criar esse contato entre torcida e jogadoras, que é muito comum no masculino, mas ainda falta no feminino, e é importante para a cultura do futebol“
Júlia Vergueiro, CEO da Nossa Arena
Modelo de negócio
Com relação aos serviços, a Nossa Arena oferece tanto aulas de futebol e esportes de areia como também o uso recreativo de suas quadras mediante locação do espaço. Dessa forma, o local representa uma oportunidade para mulheres que gostam desses esportes, mas não encontravam parceiras para praticá-los.
Outra questão que envolve o modelo de negócio da Nossa Arena são as quadras de areia. Isso porque elas fazem parte de uma estratégia para promover modalidades esportivas para as mães ou responsáveis das alunas do projeto.
“Quando a minha escola de futebol feminino jogava em outras quadras, a gente tinha um problema que as mães ficavam assistindo as meninas jogarem e não tinham nada para fazer. Então, quando começamos a pensar na Nossa Arena, eu falei ‘a gente precisa ter alguma atividade para esse público’, e por isso criamos as quadras de areia”, comentou a CEO da Nossa Arena.
“Além disso, essa também foi uma forma de a gente democratizar o público que teríamos aqui, porque ainda tem muita mulher que nunca experimentou ou não gosta de jogar futebol. Então, as quadras de areia fazem com que a gente consiga incluir mais mulheres dentro da Nossa Arena”, adicionou.
Bmg e futebol feminino
Além da parceria com a Nossa Arena, o Bmg também patrocina quatro equipes de futebol feminino no Brasil: Corinthians, Vasco, Ceará e Atlético-MG. Dessa forma, o banco mostra ser engajado na causa da equidade de gênero e busca reforçar isso por meio de suas ativações.
“A gente quer cada vez mais fortalecer a mulher, abrir espaços para que ela possa se desenvolver, e estamos desenvolvendo parcerias para apoiar o futebol e o empoderamento feminino. Então, nós temos uma série de ações voltadas para o esporte mas também outras para que a mulher possa se desenvolver e ser aquilo que ela quer ser“
Rosana Aguiar, gerente de ESG (governança ambiental, social e corporativa) do Bmg
Uma das ativações feitas pelo Bmg para promover a equidade de gênero foi a emissão de cartões do Corinthians para a campanha “Respeita as Minas”, produzida para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2020, que teve o objetivo de conscientizar as pessoas para respeitarem mais as mulheres. Vale destacar que o banco planeja lançar um novo cartão do futebol feminino, porém sem vinculá-lo a um clube específico.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Wagner Giannella