O Brasil segue ampliando sua relevância no kitesurfe com uma rede consolidada de escolas, eventos de grande porte e atletas bem colocados no ranking mundial. Impulsionado pelo turismo esportivo, o país se consolida cada vez mais como destino global para o esporte.
Segundo relatórios internacionais de consultorias como DataIntelo e Market Intel, o mercado global de equipamentos de kitesurf movimenta entre US$ 1,4 e 1,7 bilhão por ano, com projeções de crescimento contínuo até 2030.
No Brasil, trata-se de um mercado impulsionado pelo turismo esportivo e de experiência, escolas e centros certificados, venda e aluguel de equipamentos e eventos internacionais, como o GKA Kite World Tour, que será realizado em novembro na Praia da Taíba, no Ceará.
“Com uma costa privilegiada e uma rede sólida de escolas e eventos, o país tem potencial para se firmar ainda mais no cenário mundial. Estamos trabalhando, e investindo, ativamente para isso”, disse Bill Tassinari, diretor da agência Esporte Arte, organizadora da etapa do Mundial de Kitesurfe no Ceará.
O Nordeste brasileiro é o principal hub do esporte no país, com destaque para Cumbuco (CE), Taíba (CE), Barra Grande (BA), Atins (MA) e São Miguel do Gostoso (RN). No eixo Sul-Sudeste, destacam-se Ibiraquera (SC) e Arraial do Cabo (RJ).
Entre os atletas, destacam-se Gabriel Benetton, líder mundial da modalidade Kite Wave em 2025, e Pedro Matos, que está entre os cinco primeiros. Ambos são figuras importantes para o ganho de visibilidade da modalidade no Brasil.
Marcas
O crescimento do esporte também atrai a presença de algumas marcas, que buscam visibilidade e conexão com os praticantes. Entre elas, está a Duotone, que fabrica equipamentos para iniciantes e profissionais.
A companhia também realiza ativações para oferecer experiências para a comunidade. Entre elas, estão a Duotone Experience e eventos de lançamentos, além de parcerias com marcas como a Ford.
“No Brasil, vemos um crescimento impressionante do kitesurf, e a Duotone está totalmente engajada em fomentar esse movimento, investindo em atletas, patrocinando novos valores, eventos e iniciativas que conectam a marca diretamente com o público”, comentou Bruno Nogueira, diretor da Duotone no Brasil.
