Considerada uma das maratonas de praia mais desafiadoras do país, a Maratona Trail Beach Run Brasil já tem data marcada. A prova atravessará diversas praias do Ceará, com os pouco mais de 42k tendo início na Praia de Icapuí e encerramento na Praia de Canoa Quebrada, no dia 26 de junho, quando, a princípio, o calor é um pouco mais ameno no Nordeste brasileiro.
A prova já está com inscrições, que são limitadas, abertas neste site. A largada será às 4h, com o trajeto praticamente inteiro pela areia da praia, sujeito a inclinações e ação da água.
De acordo com os organizadores do circuito Beach Run Brasil (BRB), a prova será ainda mais desafiadora do que a do ano passado, realizada entre as praias de Cumbuco e Paracuru. Isso porque a nova edição terá 600 metros de altimetria acumulada.
“Este é outro ingrediente especial aos atletas em busca da superação. Um atrativo a mais, principalmente a partir desta edição, uma vez que a maratona entra no caminho de se tornar internacional e terá 600 metros de altimetria. Nossa expectativa é de contar com até 500 atletas em 2022, e possivelmente pela primeira vez teremos corredores de outros países”, destacou Ricardo Ramalho, diretor da Beach Run Brasil.
Pelo lado social, a expectativa da organização é impulsionar o turismo na baixa estação e apresentar as belezas regionais para corredores de todo o Brasil e até do exterior para que voltem em outras oportunidades.
Vale destacar ainda que o circuito organizado pela Beach Run Brasil terá mais cinco provas. A lista é composta por outros quatro eventos no Ceará, com distâncias entre 5 km e 12 km e uma meia maratona. Neste ano, será aberto em Jericoacoara com a BRB Jeri, em fevereiro; passa por Flecheiras, em abril; Paracuru, em agosto; e é encerrado em Canoa Quebrada, em novembro.
Além disso, em 2022, será o primeiro ano do circuito com uma prova em praias fora do litoral cearense. Em 28 e 29 de maio, está programada a BRB Salinas e a Meia Maratona de Salinas, em Salinópolis, no litoral do Pará.