COI cria jogo eletrônico para Olimpíada de Pequim 2022 e premia com NFTs

O Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou um jogo on-line inspirado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 usando tokens não fungíveis. Ou seja, os jogadores podem ser premiados por suas performances com NFTs. O aplicativo é gratuito nas lojas de apps Apple e Android.

O jogo permite ao usuário competir em vários eventos dos Jogos de Inverno, como snowboard e esqui alpino. Os jogadores também podem personalizar seus avatares.

Além disso, há versões digitais dos pins olímpicos que podem ser compradas e negociadas com outros usuários no mercado da desenvolvedora de jogos eletrônicos nWay. Os pins digitais são licenciados pelo COI.

“Pretendemos apoiar o jogo com atualizações contínuas nos próximos meses para manter os usuários engajados e o espírito olímpico sempre ativo”, contou Taehoon Kim, executivo-chefe da nWay.

Os NFTs são unidades digitais únicas que podem ser vendidas e negociadas como outros itens colecionáveis. Para muitos, esse tipo de mercado é controverso por serem um ativo especulativo, assim como por seu custo de energia e pegada de carbono associada à validação de transações de blockchain.

Os ativos especulativos estão relacionados a bolhas econômicas, nas quais os preços dos ativos são muito mais altos do que o valor intrínseco do produto. Essas bolhas geralmente estouram, diminuindo drasticamente o valor do produto.

Outros críticos compararam os mercados de NFTs a um esquema de pirâmide, em que os primeiros usuários lucram às custas daqueles que compram mais tarde.