Em sua primeira edição presencial desde o início da pandemia de Covid-19, o Shimano Fest 2022 registrou aumentos no público e nas vendas. O volume de negócios nos quatro dias do evento, que foi realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, cresceu 30% em relação a 2019. As 230 marcas nacionais e internacionais participantes movimentaram R$ 45 milhões neste ano.
Essas cifras positivas estão diretamente relacionadas ao crescimento de 20% do público, em comparação à última edição presencial. Ao todo, 48,8 mil visitantes compareceram ao Shimano Fest 2022 até seu encerramento, ocorrido neste domingo (21).
“O aumento no número de visitantes e volume de negócios atesta que estamos no caminho certo”, avaliou Jaime de la Rica, diretor geral da Shimano na América Latina.
O Shimano Fest contou com 7,2 mil profissionais credenciados e uma área de exposição de 3,7 mil metros quadrados. Realizado pela Shimano, com oferecimento da Oggi, o evento teve patrocínio da XPTO Eventos, Porto e Powerade, além de produção da Gorgeous Events.
Sustentabilidade e ações sociais
O Shimano Fest 2022 procurou também debater temas de caráter social. O Espaço Black recebeu iniciativas que abordaram a questão racial no país, a partir do universo das bikes, como a empresa de mobilidade Bicipreta, de Salvador (BA); o projeto Pedalar, de Queimados (RJ); e o estúdio criativo MGLV, de São Paulo (SP).
A sustentabilidade é outro tema que teve destaque no Shimano Fest. O evento firmou parceria com Mariana Mennato, fundadora do projeto Seu Lixo Meu, para a realização de palestras que trataram da reciclagem e da gestão ambiental de resíduos.
“A bicicleta é um veículo sustentável, e é nossa missão levantar a bandeira do meio ambiente. Promovemos palestras e espaços para discussão sobre o tema como parte da nossa colaboração para um futuro melhor. E já vamos começar a trabalhar para a edição 2023, que também será em agosto”, afirmou Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano na América Latina.