Com investimento de R$ 12,5 milhões, Petrobras formará time de 45 atletas para Paris 2024

Nomes serão divulgados no decorrer do ano, com foco em atletas que buscam a primeira medalha olímpica ou paralímpica

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (23), que colocará em prática uma nova edição do projeto Time Petrobras visando aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Ao todo, serão escolhidos 45 atletas, todos em busca da primeira medalha olímpica ou paralímpica de suas carreiras. Os nomes serão revelados ao longo do ano.

De acordo com a empresa, o investimento previsto para este ciclo olímpico é de R$ 12,5 milhões. O valor cobrirá todo o período até Paris 2024, incluindo competições importantes no meio do caminho, como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago 2023. O valor do patrocínio poderá ser usado para custear despesas relacionadas a treinamento e preparação, com o objetivo de melhorar o desempenho dos atletas.

Apesar de ainda não citar nomes, a Petrobras afirmou que pretende valorizar atletas que já tiveram destaque em competições relevantes em suas modalidades, como campeonatos nacionais e internacionais, podendo ou não já terem participado dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos anteriormente. Além disso, será dado um olhar especial a modalidades que têm maior dificuldade de captação de recursos.

“Com a assinatura desses contratos, continuamos a apoiar o esporte olímpico e paralímpico, agora com foco em novos atletas que poderão representar o Brasil em Paris 2024. Nossa premissa é valorizar o desenvolvimento de competências e a superação, por meio do incentivo ao esporte”, disse Fernanda Bianchini, gerente executiva de comunicação e marcas da Petrobras.

Iniciado em 2015, o projeto Time Petrobras já apoiou 44 atletas, de 21 modalidades, que conquistaram 91 medalhas em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Pan-Americanos e Parapan-Americanos. Nos Jogos de Tóquio 2020, que foram disputados em 2021 por conta da pandemia, os atletas patrocinados pela empresa voltaram para casa com 11 medalhas no total.