O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, considerado o maior torneio oficial de beach tennis do mundo, será disputado entre os dias 15 e 19 de junho, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O objetivo é transformar o local em uma praia a milhares de quilômetros do mar, e o Distrito Federal, mais uma vez, na capital mundial da modalidade, que não para de ganhar adeptos pelo Brasil.
Vale destacar que o World Tour Sand Series Classic reúne os torneios mais importantes e com maior premiação do beach tennis. Como comparação, é como se fossem os torneios Grand Slams disputados no tênis. O público poderá aproveitar uma arena de 10 mil m², com 11 quadras, duas delas com arquibancada (uma para 500 pessoas e outra para 2 mil espectadores). Nesta edição de 2022 na capital federal, a premiação será de US$ 55 mil.
“É muito importante ver uma mobilização desse porte em torno de um evento esportivo. Isso dá visibilidade não só à modalidade do beach tennis como alto rendimento, mas à atividade física como algo importante e necessário para a nossa população”, afirmou Ronaldo Bento, ministro da Cidadania.
“Incentivar a prática esportiva em todas as vertentes e para todas as faixas sociais e etárias é uma das prioridades da nossa gestão. O beach tennis é uma modalidade que tem grande potencial nesse sentido”, acrescentou Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
O torneio será disputado pela segunda vez. Em 2021, o evento teve 551 atletas, de 13 países, e foi considerado o mais bem avaliado do circuito mundial. Neste ano, mais do que um torneio de beach tennis, a ideia é que o evento se transforme em uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado, boulevard comercial e áreas de conveniência e alimentação.
“Estamos muito animados com o retorno do Sand Series a Brasília este ano. Este evento em Brasília está na liderança da profissionalização dos eventos de beach tennis no Brasil, e temos certeza de que o Sand Series Decathlon Brasília Classic elevará novamente o nível da franquia. Para os fãs da modalidade, é muito mais do que um esporte. Passou a ser uma atitude, um verdadeiro estado de espírito, proporcionando momentos de relax, uma válvula de escape no meio da cidade, trazendo saúde e bem-estar”, comentou Ben Philip, gerente de beach tennis da International Tennis Federation (ITF).
Entre as principais novidades para 2022 está a parceria com a varejista esportiva Decathlon, que marcará presença no evento com a marca própria Sandever, especializada em beach tennis, fornecendo bolas, redes e raquetes. O patrocínio máster ainda dá direito ao title sponsor do torneio.
“O beach tennis vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, e acreditamos que o Brasil se tornará o maior polo do mundo nesta modalidade. É um esporte muito democrático, sem distinção de gênero ou idade, e se conecta com nosso objetivo de tornar o esporte acessível a todos”, disse Cedric Burel, CEO da Decathlon no Brasil.
Os ingressos para o ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 já estão à venda neste site. Além do patrocínio máster da Decathlon, o torneio é apresentado pelo Banco BRB, tem apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, assim como apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto, do Grupo Lig e da Reitec Fibra.
“O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é um dos quatro grandes eventos de beach tennis do mundo nesta temporada, com uma das maiores premiações aos competidores. Para o Brasil, é uma grande satisfação realizar mais uma vez este torneio. No ano passado, já fizemos um grande evento e, neste ano, as expectativas são ainda maiores, o que só enaltece o trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento da modalidade no nosso país. Teremos a presença dos melhores atletas do ranking mundial, com a certeza de que serão grandes exibições e um grande show”, finalizou Jeferson Pinto, coordenador de beach tennis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).