A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) fechou um acordo de patrocínio com a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) e é a nova patrocinadora da modalidade no Brasil. O contrato, que não teve os valores divulgados, foi assinado por um ano.
De acordo com a CBRu, os recursos advindos do patrocínio serão aplicados na formação de talentos juvenis e no aumento da competitividade das seleções brasileiras masculina (Tupis) e feminina (Yaras), além da atuação da franquia masculina Cobras Brasil XV, gerenciada pela confederação desde 2020.
Ao longo do ano de contrato, atletas da franquia Cobras Brasil XV e das seleções brasileiras realizarão ações de legado em parceria com a Fundação CSN, com o objetivo de inspirar jovens a conhecer na prática os valores do rúgbi e, consequentemente, dar os primeiros passos no esporte.
A parceria também prevê um “Rugby Day” para os adolescentes do projeto Garoto Cidadão, em Volta Redonda (RJ), desenvolvido pela Fundação CSN desde 2001. A cidade fluminense é conhecida por abrigar o principal parque industrial da companhia siderúrgica.
Além disso, estão programadas atividades como treinos abertos ao público e palestras a jovens em comunidades parceiras da Fundação CSN, a exemplo de Heliópolis (projeto Garoto Cidadão) e Paraisópolis (projeto Rugby Para Todos), ambas na cidade de São Paulo.
Por fim, ainda haverá a promoção de um jogo dos Tupis em Volta Redonda (RJ), em novembro, valendo pontos para o ranking da World Rugby (WR). Jogadores e profissionais do rúgbi brasileiro farão treinamentos presenciais e virtuais de professores da rede de ensino local, monitorados pela CBRu e certificados pela WR, deixando um legado para a cidade. Além disso, jovens da região serão convidados pela CSN para a partida e terão acesso a atividades lúdicas.
“Depois da saída recente de um grande parceiro [Bradesco], trabalhamos rápida e intensamente para trazer um aliado de peso como a CSN, que investe no esporte como ferramenta de inclusão social. Nossa comunidade rugbier é privilegiada em contar com este apoio significativo que terá como foco incentivar o esporte entre meninos e meninas e aprimorar o trabalho desenvolvido pela confederação”, revelou Mariana Miné, CEO da CBRu.
“É uma honra ter a nossa marca associada a um projeto tão importante como este da Confederação Brasileira de Rúgbi. O esporte propicia desenvolvimento, disciplina, trabalho em equipe, elementos que para nós são muito importantes e estão totalmente alinhados aos nossos valores e à nossa agenda ESG [governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês]. Nossa intenção é, por meio da Fundação CSN, executar, em parceria com a CBRu, ações que beneficiem as regiões onde atuamos”, resumiu Fabio Silvestre, gerente de projetos da Fundação CSN.