A Decathlon criou a Decathlon Circula, serviço que tem como objetivo promover a compra e a venda de produtos esportivos usados, incentivando os esportistas a pensar sobre a economia circular adquirindo produtos de segunda mão.
“O lançamento da Decathlon Circula, além de ampliar o nosso catálogo de produtos esportivos em um mercado em constante crescimento, reforça nosso posicionamento de marca engajada com o planeta”, afirmou Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil.
Preocupação ambiental
O consumo de produtos usados pelos brasileiros aumentou durante a pandemia. Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no ano passado revelou que o número de estabelecimentos especializados em produtos de segunda mão aumentou em 48,58%.
A prática traz benefícios econômicos para quem compra e vende, mas também reflete uma preocupação com o meio ambiente e com o consumo consciente, que cresce no país.
O lançamento da Decathlon Circula reforça nosso posicionamento de marca engajada com o planeta.
“O lançamento de serviços sustentáveis é um dos pilares do nosso projeto, junto com o nosso compromisso de ter 100% de produtos ecodesign até 2026“, contou Burel.
O projeto vai ao encontro da missão da Decathlon de tornar o esporte acessível ao maior número de pessoas de forma sustentável, e faz parte do compromisso ambiental da marca, que inclui uma série de iniciativas, como aquisição de frota de caminhões elétricos para operação logística verde no Brasil; ter 100% da gama de produtos com menos impacto ao meio ambiente até 2026; zerar a utilização de cabides descartáveis; e reduzir a emissão de CO2 em 40% por produto vendido globalmente até 2026.
“Queremos ser úteis para as pessoas e o planeta. Estamos muito empolgados com este novo serviço, que incentiva os esportistas a aumentar a vida útil dos produtos fomentando novos hábitos de consumo consciente”, disse Sarah Bouvil, diretora de comunicação e marketing da Decathlon Brasil.
“O projeto se inscreve dentro de um compromisso ambiental para sermos cada vez mais reconhecidos como marca esportiva e engajada“, completou a executiva.
Parceria com Semexe
O serviço contará com a parceria da Semexe, startup de comércio de produtos do universo das bicicletas.
“É um grande orgulho formarmos essa parceria com uma das marcas mais icônicas do esporte e um privilégio ver a preocupação genuína de toda liderança com o meio ambiente. Estamos comprometidos em gerar uma experiência simples e de qualidade para quem quer comprar ou vender o seu item usado”, destacou Gabriel Novais, CEO da Semexe.
Funcionamento da plataforma
A plataforma Decathlon Circula, de compra e venda de itens esportivos usados, possui funcionamento bastante simples. Basta seguir os passos abaixo:
- O esportista separa os itens que deseja vender (também serão aceitos produtos que não foram comprados na Decathlon) e leva até um dos pontos de coleta. Inicialmente, a iniciativa contará com apenas um ponto de coleta na loja do Morumbi, em São Paulo, ampliando o perímetro de atuação à medida em que o serviço for crescendo.
- É realizado o cadastro no portal e registro dos itens que estão sendo entregues. Os produtos são separados, identificados e lacrados para envio à equipe de curadoria.
- Junto à Semexe, a equipe avalia os itens, fotografa, precifica, publica o anúncio, embala e despacha para o comprador.
- Após a publicação, o esportista poderá diminuir o preço anunciado em até 50% ou aumentar em até 25%.
- Depois de vendido, o esportista recebe o valor da venda (menos a comissão destinada à Decathlon) e pode transferir para sua conta bancária cadastrada ou utilizar o crédito para realizar compras na loja.
- Todo o processo é feito on-line e de forma simplificada, sem a necessidade de o vendedor entrar em contato com os interessados no produto.