A cerveja americana Michelob Ultra decidiu usar a tecnologia para colocar em prática um documentário feito pela marca, que “desaposentou” o ex-tenista John McEnroe para disputar uma partida contra ele mesmo. Batizada de “McEnroe vs. McEnroe”, a ideia foi colocar o passado contra o presente em quadra.
No vídeo, McEnroe, vencedor de 15 Grand Slams entre simples e duplas, e número 1 do mundo de simples e de duplas entre o final da década de 1970 e início da década de 1980, desafia a si mesmo em cinco momentos da carreira (1979, 1981, 1982, 1984 e 1992). O objetivo da marca é mostrar como aproveitar toda a jornada de forma mais leve e provar que a descontração também é parte essencial de qualquer trajetória.
A ação só foi possível graças a uma experiência de inteligência artificial imersiva por meio de uma tecnologia de ponta, permitindo aos fãs apreciarem um jogo único entre o presente e o passado. Desenvolvida pela UNIT 9, a tecnologia incorporou o estilo de jogar de cada fase do ex-tenista e deu vida a seus avatares mais jovens, com uma reprodução virtual dessas outras versões. Assim, após McEnroe mandar a bola para o outro lado da quadra, o avatar responde em tempo real, com quatro robôs de precisão.
O processo tem duas partes principais: a resposta dos avatares e a tecnologia para rastrear os movimentos de John McEnroe para simular essa disputa real. Para tudo isso acontecer, foi realizada uma sessão especial com o ex-atleta para a captura das ações dele, durante um dia inteiro de gravações, e a filmagem de 308 cenas para representar suas características, inclusive frases a serem utilizadas durante a partida.
Com o intuito de atingir o máximo de perfeição possível, a equipe analisou diversas horas de partidas do ex-jogador, de 1979 a 1992, usando uma máquina de inteligência artificial para entender como ele atuava. O resultado é uma experiência inédita dentro do metaverso.
“Poder celebrar um ícone como John McEnroe na primeira partida de tênis do mundo entre o real e o virtual é uma maneira poderosa de trazermos o ponto de vista da Michelob Ultra. Durante essa experiência épica, John McEnroe faz uma reflexão sobre sua carreira e inspira as pessoas a buscarem suas paixões para se divertirem e aproveitarem a jornada”, afirmou Ricardo Marques, vice-presidente de marketing da Michelob Ultra nos Estados Unidos e Global.
O documentário “McEnroe vs. McEnroe” estreará no Brasil na próxima quarta-feira (25), às 20h30, na ESPN 2, e também estará disponível na plataforma de streaming Star+.
Assista ao trailer abaixo: