Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Empoderada

Em defesa do esporte feminino, Adidas instala estátuas de atletas em Londres

Campanha ficará espalhada na região da Tower Bridge até a primeira semana de março

Redação - Londres (ING) Publicado em 21/02/2022, às 11h15 - Atualizado às 11h17

Estátuas em homenagens a ícones do esporte feminino foram instaladas próximas à Tower Bridge, em Londres - Máquina do Esporte
Estátuas em homenagens a ícones do esporte feminino foram instaladas próximas à Tower Bridge, em Londres - Máquina do Esporte

A Adidas resolveu dar mais força ao protagonismo da mulher no esporte por meio de uma ação nas ruas de Londres pelas próximas semanas. Nesta segunda-feira (21), a reportagem da Máquina do Esporte esteve na região da Tower Bridge, na capital do Reino Unido, e conferiu a reação do público ao deparar com as estátuas em homenagem às pioneiras do universo do esporte.

[Colocar ALT]
Estátuas de mulheres no esporte ficarão em Londres

A instalação foi a forma encontrada pela marca alemã para chamar a atenção para o baixo protagonismo das mulheres nas homenagens existentes em Londres para personagens históricos. De acordo com pesquisa feita pela Adidas, entre todos os monumentos e estátuas existentes na capital, apenas 4% são de mulheres. Os homens têm protagonismo em 21% das instalações, enquanto até os animais são mais lembrados (8%).

Para tentar reduzir essa desigualdade, a Adidas produziu oito estátuas em 3D feitas a partir de material plástico reciclado de resíduos agrícolas marinhos. Cada uma delas homenageia uma personalidade do universo esportivo. As mulheres retratadas são Vivianne Miedema, jogadora de futebol do Arsenal; Eniola Aluko, treinadora de futebol e comentarista; Francesca Brown, jogadora de futebol e executiva-chefe da Goals4Girls; Ellie Goldstein, dançarina e modelo; Emily Scarratt, jogadora de rúgbi; Tanya Compas, jovem trabalhadora e ativista; Asma Elbadawi, jogadora de basquete, poeta e ativista; e Sherrie Silver, dançarina, coreógrafa e defensora da ONU.

A ação também é um desdobramento da campanha de lançamento da nova coleção de tops e sutiãs esportivos lançada no começo de fevereiro pela Adidas. A marca alemã aposta no lançamento de diversos modelos para se adaptar melhor a cada tipo de corpo das mulheres, na primeira ação do gênero já feita por uma marca esportiva para a prática de esportes femininos.

As estátuas foram colocadas neste final de semana na Tower Bridge. No começo de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, elas serão realocadas para uma outra área de Londres, em local ainda não divulgado pela marca.

Confira abaixo algumas imagens tiradas pela reportagem nesta segunda-feira (21):