Ex-diretora de comunicação e marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Manoela Penna é a nova associada do Arena Hub na Europa. Baseada em Paris, na França, a executiva passará a representar o maior centro de inovação e fomento ao empreendedorismo esportivo da América Latina nos mercados europeus, além de continuar criando conteúdos e compartilhando todo o conhecimento adquirido na carreira.
“Muito contente em contar com a Manoela como associada do Arena Hub. Sua enorme experiência vai enriquecer ainda mais nossa relação com players, hubs e entidades esportivas, principalmente com os internacionais. Já temos importantes parcerias e conexões com hubs europeus como o português Startup Lisboa, o italiano Wylab, os espanhóis SportBoost e Celta Labs, além do Sports Lab Copenhagen, da Dinamarca. A chegada e expertise da Manu contribuirá grandemente para ampliar ainda mais as fronteiras de negócios e favorecer o ecossistema do Arena Hub”, destacou Ricardo Mazzucca, CEO do centro de inovação.
“Para o esporte continuar evoluindo e encantando, ele precisa estar atento à inovação. Por isso, sempre me provocou bastante pensar nas possibilidades que o Arena Hub poderia abrir para o segmento e, agora, fazer parte dessa grande iniciativa me deixa muito feliz. Da Europa, pretendo trazer tendências e oportunidades para discussão e também conectar o Arena Hub a outros centros de inovação ligados a esse mercado para ajudar a fomentar o ecossistema esportivo no Brasil”, celebrou Manoela Penna.
A executiva acumula experiência em comunicação esportiva desde o início da carreira. De 2018 a 2021, foi diretora de comunicação e marketing do COB, onde liderou a “revolução” da imagem e da área comercial da entidade. A profissional também foi diretora de mídia da Federação Internacional de Judô (de 2008 a 2010) e sócia do Grupo InPress, integrante da Rede Omnicom no Brasil (de 2011 a 2018), além de outras passagens por agências e empresas.
Especialista em comunicação e marketing, Manoela esteve presente nas últimas cinco edições de Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), além de participar de outras competições de alto nível, como as Copas do Mundo FIFA do Brasil 2014 e da Rússia 2018, e os Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
A executiva tem participação em trabalhos premiados por quatro Cannes Lions e dois Saber Awards por cases de sucesso desenvolvidos ao longo de sua trajetória. Desde o ano passado, assina uma coluna mensal na Máquina do Esporte.