O conselho da Tênis Austrália, entidade que comanda a modalidade no país, afirmou que irá “revisar todos os aspectos” de sua preparação para a competição deste ano após a deportação de Novak Djokovic. A entidade foi criticada pelo seu papel de autorizar a entrada do sérvio no país após o tenista usar uma isenção médica para tentar burlar a política de vacinação australiana.
Atual número 1 do mundo, Djokovic já voltou para a Sérvia após ter seu visto cancelado e não defenderá seu título no Australian Open, competição que conquistou em 2021 e que é o recordista de troféus, com nove no total.
A entidade afirmou que o problema com o tenista foi uma “distração significativa para todos”. Embora muitas críticas tenham chegado ao CEO da federação, Craig Tiley, o conselho elogiou as ações do dirigente e sua equipe.
Veja o comunicado abaixo:
“O conselho da Tênis Austrália, apoiado por suas associações-membros, gostaria de emitir a seguinte declaração em relação ao Australian Open 2022.
Gostaríamos de deixar claro desde o início que respeitamos a decisão do Ministro da Imigração e a decisão do Tribunal Federal da Austrália no fim de semana.
O Australian Open 2022 já começou, e nossa prioridade sempre foi realizar um dos maiores eventos esportivos do mundo e garantir que estamos oferecendo a melhor experiência possível para todos os nossos jogadores, torcedores e comunidade.
A Tênis Austrália trabalhou em estreita colaboração com o governo federal e de Victoria [estado em que está localizada a cidade de Melbourne, sede do Australian Open] no ano passado para oferecer um torneio seguro para os jogadores, funcionários e torcedores.
Embarcar em um grande evento esportivo internacional durante uma pandemia global que continua evoluindo e desafiando a todos nós é profundamente exigente para todas as partes interessadas.
O Conselho e as associações-membros elogiam o CEO da Tênis Austrália e toda a equipe da entidade por seu trabalho duro e dedicação em entregar um verão espetacular de tênis.
Como família australiana de tênis, reconhecemos que os eventos recentes foram uma distração significativa para todos e lamentamos profundamente o impacto que isso teve em todos os jogadores.
Sempre há lições a aprender, e revisaremos todos os aspectos de nossa preparação e implementação para informar nosso planejamento, como fazemos todos os anos. Esse processo sempre começa quando os campeões do Australian Open levantam seus troféus.
A Austrália tem uma tradição de tênis forte e orgulhosa, e foi fantástico ver a multidão torcendo pelos melhores jogadores do mundo antes e durante os primeiros dias do Australian Open.
Nós, assim como os jogadores e todos os fãs de tênis aqui e ao redor do mundo, estamos ansiosos para que o foco esteja agora no jogo pelo qual somos tão apaixonados.
Estamos ansiosos para duas semanas brilhantes de tênis pela frente.“