A Heineken, por meio de sua cerveja sem álcool, a 0.0, se tornou parceria do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e adquiriu os naming rights de duas competições de automobilismo virtual: a Fórmula Heineken 0.0 e o Heineken 0.0 Masters of Track, fruto de parcerias com a F1BC e a IRB e-Sports, respectivamente.
“A Heineken 0.0 chegou ao Brasil herdando plataformas de comunicação da marca-mãe e agora lidera a primeira plataforma de games da Heineken no mundo”, destacou Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.
A novidade tem como objetivo principal ativar novos pontos de contato com público, desenvolvendo as mensagens de consumo responsável e performance, para dar publicidade à marca Heineken 0.0.
“Assim como conseguimos levar a qualidade e excelência do CBLOL para mais de 12 milhões de fãs em 2021, temos certeza de que ofereceremos experiências para a comunidade gamer e fã dos e-Sports que só a Heineken 0.0 e o CBLOL podem oferecer e, juntos, colher os frutos de um relacionamento duradouro”, afirmou Carlos Antunes, head de e-Sports da Riot Games Brasil.
Ativações no LOL
O acordo de dois anos com a Riot Games Brasil, representante do League of Legends no país, é inédito. Também é a primeira vez que a marca se conecta diretamente em termos de patrocínio com os e-Sports no mundo.
“Estarmos inseridos no universo dos games nos permite criar novas experiências de marca relevantes para os consumidores e competidores, assim como amplifica nossas mensagens a um novo público atento e engajado a desempenhar alta performance”, contou Picarelli.
O Brasil possui um dos públicos mais engajados na modalidade, e o CBLOL é um dos campeonatos mais icônicos do cenário competitivo brasileiro, com uma média de audiência de 200 mil espectadores, chegando a quase 500 mil durante as finais de 2021.
Além disso, internacionalmente, a torcida brasileira continua sendo uma das mais animadas: durante o Mundial de LOL de 2021, foi registrada uma média de 170 mil espectadores brasileiros simultâneos assistindo aos jogos da Red Canids Kalunga, e mais de 250 mil pessoas assistindo às finais do campeonato.
A proposta é a Heineken 0.0 estar presente durante toda a transmissão e no dia a dia entre as etapas que, a partir deste mês, serão exibidas em formato híbrido (presencial e virtual). Entre as ativações, ocorrerá a aquisição dos naming rights do troféu Craque da Galera, única premiação do CBLOL definida pelos fãs por meio de votação digital.
Automobilismo virtual
O investimento nos naming rights de competições de automobilismo virtual dá continuidade ao desenvolvimento da plataforma de automobilismo da marca, a Heineken 0.0, iniciada em 2016 com o patrocínio global à Fórmula 1.
“Nossa estreia no automobilismo virtual ocorreu com o Player 0.0, torneio proprietário dentro do game da Fórmula 1, que teve diversas etapas on-line e uma grande final presencial no paddock do Autódromo de Interlagos durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1”, lembrou Picarelli.
“Além da alta performance, por meio dessas ativações buscamos seguir fomentando assuntos de extrema importância para a sociedade, como o consumo responsável e a incompatibilidade de bebidas alcoólicas e direção, além de reforçarmos a Heineken 0.0 como uma alternativa segura para esta ocasião”, finalizou o executivo.